U-Boat Type XXVIIB Seehund (early) – ICM 1/72
Escrito por Afonso Giordano   
Ter, 24 de Janeiro de 2012 15:38

Kit: S.006

O Seehund "Seal", também conhecido como Tipo XXVII, foi uma bem sucedida série de mini-submarinos alemães criados durante a Segunda Guerra Mundial. Projetado em 1944, e operado por dois homens, os submarinos foram utilizados pela Kriegsmarine durante os meses finais da guerra, afundando nove navios mercantes e danificando três, com 35 perdas em sua maioria atribuídas ao mau tempo.

O primeiro contrato para a construção do Seehund foi em 30 de julho de 1944. O entusiasmo pelo submarino foi tão grande que a maioria dos contratos e os números dos cascos foram alocados antes mesmo que o projeto fosse concluído. Um total de 285 Seehunds foram construídos e atribuídos números na faixa de U-5501 a U-6442.

O Tipo XXVII-B teve um maior alcance com propulsão diesel / elétrico. Transportava dois torpedos G7e pendurados externamente em recesso na parte inferior do casco. Um motor de 22 HP diesel foi instalado para uso de superfície com velocidade estimada de 5,5 kn (10.2 km / h; 6,3 mph), E um motor elétrico de 25 hp proporcionando uma velocidade submersa de 6,9 kn (12,8 km / h; 7,9 mph).
O Seehund tinha uma pequena plataforma meia-nau elevada, com mastro de entrada de ar, bússola magnética, periscópio, e uma cúpula clara que poderia resistir a profundidades de 45 m (148 pés).

Trecho do livro "A Batalha do Atlântico" de Léonce Peillard

"Os "Seehund" foram praticamente os únicos a serem utilizados durante a última ofensiva submarina dentro das águas territoriais inglesas em Janeiro de 1945.
Atacaram o comércio inglês operando no estuário do Tamisa com baixas funduras. Difíceis de detectar, vispavam-se por pequenos grupos, e arriscando-se muito, por entre os campos de minas e as barragens, atuando no interior das defesas inglesas a cerca de 8 milhas uns dos outros. Durante o dia, ficavam pousados nos fundos, efetuavam uma vigilância de escuta; durante a noite atacavam, aproximando-se até 200 m dos navios aliados.
Das oito unidades utilizadas nesse setor, nessa época, apenas uma se perdeu. As cargas de profundidade lançadas contra esses submarinos sacudiam-nos bastante, mas não os danificavam seriamente.
Ao todo, foram 120 os "Seehund" que atacaram o comércio britânico: a RAF destruiu uns 50. O esgotamento das tripulações - nesses minúsculos navios, algumas aguentaram-se no mar uns 10 dias - provocou um depauperamento que levou os homens a terem reações deficientes no momento dos ataques. Muitos desses submarinos tiveram acidentes durante a navegação, quando regressavam de operação.
Além de uma tonelagem de navios de comércio aliados sem grande importância que destruiram, não intervieram na batalha do Atlântico. Contudo, a sua ação deve ser mencionada."

O Kit:

O kit vem embalado numa caixa de papelão simples, sem proteção interna e com ilustração a cores da única versão que o acompanha. Compõe-se de uma pequena árvore na cor cinza, contendo 43 peças sendo que algumas marcadas na planta em vermelho para não uso. A injeção é bem feita, com pouquíssimas rebarbas. Alto relevo muito acentuado nos cascos - que medem 16 cm de comprimento - comparado às fotos de referência. As peças são simples e bem feitas não oferecendo muitos detalhes. O plástico parece ser bastante resistente, aceitando bem esmaltes e tintas com base automotiva.


Acompanha planta com pequeno histórico, simplificada em 6 passos de montagem. Apresenta relação de cores pelo catálogo da Model Master: 1768 Flat White, 1723 Gunship Gray, 2034 Engine Gray, 1728 Light Ghost Gray, 1795 Gun Metal, 1780 Steel e 1790 Chrome Silver. No meu exemplar não veio decal.

No verso da embalagem consta um desenho mais técnico, também colorido, mostrando a camuflagem com vista lateral e superior.

Conclusão:

Kit de fácil montagem e pintura, bastante simples e com poucas peças. Torna-se difícil para modelistas mais exigentes que queiram eliminar o alto relevo dos cascos, refazendo-os em scratch.


Agradecemos a Hobbyterra pelo modelo deste review

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum