BMW R80 G/S – Paris Dakar – 1/24 – Edições DelPrado
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Qui, 12 de Janeiro de 2012 21:29

 

 

BMW R80 G/S - Editora DelPrado

 

A moto

 Apresentada no Salão de Bolonha de 1980, a BMW R80 G/S chegou para movimentar o mercado das Big Trails (Grandes Motos de Off-Road) para uso nas estradas, até aquele ano, dominado pelas Big Trails monocilíndricas japonesas.

Desenvolvida em conjunto com a marca italiana Laverda, especializada em motos off-road, a G/S possuía várias inovações, entre elas, cilindros de alumínio, balança traseira monobraço, com eixo cardã e amortecedor único, conhecido como sistema Monolever.

As vitórias no Rally Paris-Dakar de 1981 e 1983, pilotada pelo piloto francês Hubert Auriol, e de 1984 e 1985, pilotada pelo belga Gaston Rahier, reforçaram a reputação aventureira da R80 G/S. A versão representada pela Del Prado/Triciclo Editores foi apresentada em 1984 para comemora a vitória de Gaston Rahier, diferenciada do modelo básico pelo tanque de combustível com capacidade aumentada (de 20 para 32 litros), pelo banco na cor laranja monoposto, o bagageiro traseiro, o arranque a pedal e elétrico e a assinatura de Gaston Rahier no tanque de combustível. Esta versão também foi produzida em 1985.

A R80 G/S foi produzida até 1987, quando foi substituída pela R80 GS, que privilegiava o uso nas estrada, iniciando a série GS que domina até hoje o mercado de Big Trails estradeiras com a BMW R 1200 GS.

 

O modelo

Embalado em plástico moldado, o modelo vem bem protegido e acompanhado de dois livretos, ricamente ilustrados e impressos em papel de ótima qualidade. Os livretos apresentam os modelos da série BMW da Editora DelPrado/Triciclo Editores e contam a história da BMW, da R80 G/S e do seu motor, que é utilizado em várias motos da marca e é considerado um ícone das motos da BMW.

Feito em metal e plástico, o modelo em escala 1/24, apesar dos limites da escala 1/24, representa bem a moto real, como podemos ver na foto acima, pecando somente na representação dos raios das rodas.

O modelo vem de fábrica fixado em uma base de plástico preto, com o nome da moto impresso em letras brancas em sua lateral. É possível separá-lo da base e apoiá-lo em seu cavalete central, como a moto real. Sua suspensão traseira monobraço é móvel, como a moto real, mas a mola utilizada faz com que a suspensão traseira fique um pouco mais alta que a moto 1:1, quando o modelo está fora da base.

 

 

Conclusão

A BMW R80 G/S apresentada pela Editora Del Prado/Triciclo Editores é a primeira de uma série de 30 modelos da coleção de motos da BMW e certamente ira agradar aos fãs de motos da marca alemã. Apesar dos limites apresentados pela escala, os modelos permitem que você leve para a sua casa essas pequenas lembranças de algumas das melhores motos do mundo.

 

Agradecemos a Edições Delprado pelo modelo deste review


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum