BMW R80 G/S – Paris Dakar – 1/24 – Edições DelPrado
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Qui, 12 de Janeiro de 2012 21:29

 

 

BMW R80 G/S - Editora DelPrado

 

A moto

 Apresentada no Salão de Bolonha de 1980, a BMW R80 G/S chegou para movimentar o mercado das Big Trails (Grandes Motos de Off-Road) para uso nas estradas, até aquele ano, dominado pelas Big Trails monocilíndricas japonesas.

Desenvolvida em conjunto com a marca italiana Laverda, especializada em motos off-road, a G/S possuía várias inovações, entre elas, cilindros de alumínio, balança traseira monobraço, com eixo cardã e amortecedor único, conhecido como sistema Monolever.

As vitórias no Rally Paris-Dakar de 1981 e 1983, pilotada pelo piloto francês Hubert Auriol, e de 1984 e 1985, pilotada pelo belga Gaston Rahier, reforçaram a reputação aventureira da R80 G/S. A versão representada pela Del Prado/Triciclo Editores foi apresentada em 1984 para comemora a vitória de Gaston Rahier, diferenciada do modelo básico pelo tanque de combustível com capacidade aumentada (de 20 para 32 litros), pelo banco na cor laranja monoposto, o bagageiro traseiro, o arranque a pedal e elétrico e a assinatura de Gaston Rahier no tanque de combustível. Esta versão também foi produzida em 1985.

A R80 G/S foi produzida até 1987, quando foi substituída pela R80 GS, que privilegiava o uso nas estrada, iniciando a série GS que domina até hoje o mercado de Big Trails estradeiras com a BMW R 1200 GS.

 

O modelo

Embalado em plástico moldado, o modelo vem bem protegido e acompanhado de dois livretos, ricamente ilustrados e impressos em papel de ótima qualidade. Os livretos apresentam os modelos da série BMW da Editora DelPrado/Triciclo Editores e contam a história da BMW, da R80 G/S e do seu motor, que é utilizado em várias motos da marca e é considerado um ícone das motos da BMW.

Feito em metal e plástico, o modelo em escala 1/24, apesar dos limites da escala 1/24, representa bem a moto real, como podemos ver na foto acima, pecando somente na representação dos raios das rodas.

O modelo vem de fábrica fixado em uma base de plástico preto, com o nome da moto impresso em letras brancas em sua lateral. É possível separá-lo da base e apoiá-lo em seu cavalete central, como a moto real. Sua suspensão traseira monobraço é móvel, como a moto real, mas a mola utilizada faz com que a suspensão traseira fique um pouco mais alta que a moto 1:1, quando o modelo está fora da base.

 

 

Conclusão

A BMW R80 G/S apresentada pela Editora Del Prado/Triciclo Editores é a primeira de uma série de 30 modelos da coleção de motos da BMW e certamente ira agradar aos fãs de motos da marca alemã. Apesar dos limites apresentados pela escala, os modelos permitem que você leve para a sua casa essas pequenas lembranças de algumas das melhores motos do mundo.

 

Agradecemos a Edições Delprado pelo modelo deste review


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum