Yak-3 1/72 - Zvezda
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 04 de Janeiro de 2012 07:13

Imagem

 

 

 

Imagem

 

 

 

O Yak 3 é considerado um dos melhores aviões de caça da segunda guerra. Desenvolvido a partir do Yak-1 o Yak-3 foi adaptado para a função de caça puro, para isso seu peso foi reduzido e a aerodinâmica melhorada. O inicio de sua operação foi tão bem sucedido que os alemães passaram um aviso a seus pilotos para que evitassem entrar em combate com o "Yak que não tem o radiador sob o nariz". Um tributo significativo ao seu excelente desempenho foi prestado pelos pilotos franceses da esquadrilha Normandie-Niemen, que combateram com os soviéticos. Ao fim da guerra Stalin permitiu que cada piloto francês retornasse ao seu pais levando como presente um avião. A esquadrilha escolheu Yak-3.

 

Imagem

 

O kit

O Yak-3 sempre foi um dos grandes esquecidos na 1/72, o único fabricante de primeira linha a representa-lo foi a Hasegawa, mas com um kit bastante simples e com vários erros, principalmente nas linhas de painel na parte superior das asas que simplesmente não existiam. Quando a Zvezda anunciou o novo Yak-3 sendo um "montagem simples e sem cola" parecia que a espera por um bom modelo ainda não tinha terminado, mas o kit foi uma bela surpresa.

O modelo apresenta linhas de painel corretas e extremamente finas, o cokpit é completo com assento, painel, manche, tendo inclusive detalhes nas paredes laterias. O porão de rodas tem detalhes internos e o trem de pouso bastante adequado. Existem 2 versões de painel, uma para ser pintada e outra para ser usada com o decal fornecido. Os escapamentos são bem detalhados e em peças separadas. Sendo um kit para ser montado sem o uso de cola existem vários pinos de encaixe e alguns deles podem atrapalhar quem pretende uma montagem mais apurada. As rodas tem dois furos pra que se encaixem na porta do trem de pouso e o canopy, de boa qualidade, tem um pino que deve ser retirado com cuidado para melhorar sua aparência Os decais são bem impressos, mas o filme parece um pouco mais espesso que o ideal. São oferecidas duas versões:

1- Tenente Semen Rogovoy, 1944

2- Capitão Marcel Albert, 1944.

 

 

 

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

 

 

 

Conclusão

Para quem esperava por um modelo simplificado este kit da Zvezda foi uma bela surpresa. Os detalhes são muito bons, bem melhores do que os dos modelos até então existentes. Com um pouco de trabalho este modelo vai dar um belo kit e com a vantagem de custar quase que a metade de um kit de qualidade comparável. Um modelo que não pode faltar numa boa coleção de caças da segunda guerra na 1/72

























 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum