Sukhoi Superjet 100 - 1/144 - Zvezda
Escrito por Luis Carlos   
Sáb, 10 de Dezembro de 2011 14:50

 

Imagem

Sukhoi Superjet 100
Zvezda 1/144 Kit nr 7009

 

 

Histórico

A grande esperança da indústria de aviação comercial russa está depositada no jato Sukhoi Superjet 100, para 68 - 98 passageiros, concorrente direto dos nossos E-Jets e os Bombardier.

Com o Superjet 100 a Rússia pretende se tornar a terceira maior indústria mundial. A russa Sukhoi e sua parceira italiana Alenia, pretendem deixar para trás - até 2025 - fabricantes de aviões comerciais com posição consolidada e altamente experientes, como a brasileira Embraer e a canadense Bombadier. Ambas as companhias contam cada uma com centenas de aviões encomendados e entregues em vários países, e a UAC ( United Aircraft Corportion ), cujo ponto de equilíbrio é de 300 aviões, conta atualmente com 100 encomendas de países com influência da ex-União Soviética e 70 de companhias de leasing internacionais.

 

Imagem

 

Seus primeiros operadores são : Aeroflot ( Rússia ), Armavia ( Armênia ) e Interjet ( México ).

 

Imagem

 

O Kit

A Zvezda vem se notabilizando na linha de aviões civis operados pela Aeroflot ou de fábrica - como no caso do excelente Boeing 787-8 Dreamliner - , e não é diferente no seu recente lançamento, o Sukhoi Superjet 100.  Numa pequena e bem ajeitada caixa, encontramos 2 sprues em plástico de cor cinza e 1 em plástico transparente, a folha de decais e as instruções. São peças muito bem injetadas, sem rebarbas, falhas na injeção e marcas de injeção em lugares visíveis do kit, com detalhes bem definidos e um delicado baixo relevo. A única falha fica por conta da ´nova` base expositora, grande e desproporcional ao kit. As anteriores, em plástico transparente, são bem melhores e elegantes. Os detalhes dos motores SaM-146 ( Saturn/Snecma ), os fans e exaustores são bem definidos e fieis aos originais.

Os decais parecem ser melhores, com cores firmes e corretas, sem sobra de filme, para uma aeronave da Aeroflot, RA-89001. Uma pena que não venham com as linhas de janelas e do cockpit, mas com certeza serão lançados pelos fabricantes de decais, não somente para a Aeroflot, mas para Armavia, Interjet e outras companhias que venham a operar a aeronave. Fica a dica para a Draw Decal, Two Six e outras.

As instruções são bem claras e fáceis de seguir, como convém a um avião civil da escala 1/144. Trata-se de um caderno em formato ofício II, com 4 páginas em preto e branco, indicação de tintas da Model Master e pintura de uma aeronave da Aeroflot.

Fiz um Dry fit e gostei muito do resultado, como no Embraer 170 da Hasegawa. Quem já montou um Embraer 170 não terá nenhuma dificuldade com o Superjet 100. Observem como ficou bem encaixada e elegante a transparência do cockpit.

 

Imagem Imagem Imagem

Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem

 

 

Conclusão

É realmente um excelente kit, de fácil montagem, recomendado para iniciantes e modelista mais experientes que montam outras categorias, que um dia - quem sabe - desejam montar um avião civil !

O meu já está na fila para nossa temática de 2012, espero que fique parecido com o da foto que aparece nesta matéria.

Obrigado HOBBYTERRA pelo exemplar deste review.

 

 















 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum