De Haviland DH 4]- 1/48 - Roden
Escrito por Luis Carlos   
Sáb, 10 de Dezembro de 2011 09:33

Imagem

De Haviland DH 4 with RAF 3a
Kit numero 432
Roden 1/48

 

 

Breve histórico

 

Imagem


Projetado por Geoffrey De Haviland em 1916, este modelo era um desenvolvimento baseado nas exigências de combate, que exigiam um avião de melhor desempenho.

Para isso, foi instalado o motor RAF 3a ( Royal Aircraft Factory 3a ), V-12, desenvolvendo cerca de 200 hp, resultando numa melhora substancial no desempenho do avião em altitudes elevadas. Em missões de reconhecimento, esse novo motor permitia a aeronave subir até 6.700 mts, quando que em outras versões equipadas com outros motores, o teto ia de 4.000 a 4.800 mts.

Com isso, o RFC tratou de equipar alguns esquadrões com esta versão com a finalidade de dar combate aos Zepellins que estavam voando sem serem muito incomodados e em missões de reconhecimento fotográfico armado de alta altitude e longa distância.

O RNAS também utilizou esta versão com a mesma finalidade .

Embora melhorasse o seu desempenho, a versão não era vista com bons olhos pelos aviadores que o voaram, tanto que era comum relatórios aos superiores relatando que ´´ atenção para o fato que voar o DH 4 com o motor RAF3a é um risco de vida .... ``, isso devido aos seus problemas de projeto e desenvolvimento, bem como a baixa qualidade de construção.

 

Imagem

 

O Kit

Nos deparamos com uma bonita avition art na caixa da Roden de um DH 4 em vôo, do RNAS, com uma interessante camuflagem ( Sky blue over biscuit ).

Abrindo a caixa, encontramos as tradicionais embalagens plásticas da Roden, uma contendo todas as galhas do kit e outra com as folhas de instruções & pintura, os decais e um pequeno filme de acetato, com impressão dos parabrisas. São 271 peças de plástico cinza, bem definidas, com asas injetadas em uma unica peça, que replicam bem os detalhes das nervuras e entelagem - até com um certo ´ fadding ` e bons detalhes das Vickers . Há peças suficientes aqui para outras versões, o caderno de instrução indica as peças a serem descartadas, para a versão proposta da caixa. Pouquissímas rebarbas foram notadas, bem como as marcas de injeção estão nas partes internas, o que mostra a preocupação da Roden no aprimoramento de suas máquinas. Instruções editadas num caderno de 8 páginas, em preto e branco, com todos os passos de montagem, pintura, cabeamento e pintura das 3 versões que poderão ser representadas. Indicação de tintas da Model Master. Os decais são bem feitos, com pouca sobra de filme e cores firmes, com marcações para 3 aeronaves:

- O DH.4 A7459 do RNAS de reconhecimento fotográfico de longo alcance
no Canal Kiel, verão de 1917.

- O DH.4 A7557 do esquadrão 18, RFC , La Bellevue, França, Setembro
de 1917.

- O DH.4 A 7694 do esquadrão 49, RFC, La Bellevue, França, Dezembro
de 1917.

 

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Imagem

 

 

 

 

Conclusão

No geral, trata-se de um bom kit, bem injetado e detalhado desta aeronave, não é um modelo indicado para principiantes, por causa de suas inúmeras e delicadas peças, bem como da dificuldade que terá com o cabeamento.

Para os fãs da aviação da Primeira Guerra, fica a sugestão de adquirir logo o seu kit e montá-lo, se for nas cores do RNAS então, fará bonito em qualquer exposição.


 

Obrigado HOBBYTERRA pelo exemplar deste review.














 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum