F6F-3 Hellcat - Eduard 1/72 (7076)
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 12 de Outubro de 2011 12:06


Imagem

 

F6F-3 1/72 Eduard kit n° 7076

 

 

Imagem

O F6F Hellcat é provavelmente o mais bem sucedido avião de caça americano da segunda guerra ainda que seja também provavelmente o menos conhecido. Faltava-lhe a elegância do P-51, o tamanho do P-47, as pinturas chamativas dos P-40 ou mesmo as formas diferenciadas do F4U Corsair .

 

Imagem

 

O Hellcat foi decisivo para a superioridade aérea americana na guerra do pacífico. Desenvolvido a partir do seu antecessor, o F4F Wildcat, e com base no estudo das características do Zero japonês, o Hellcat conseguiu reunir num mesmo desenho várias fatores positivos. Capacidade de fogo, grande resistência a danos e um motor extremamente potente, mesmo assim era um avião ágil e de grande velocidade. Sua entrada em ação, em setembro de 1943, colocou os aviões de caça japoneses da época em grande desvantagem, situação que perdurou até praticamente o fim do conflito. O Hellcat foi o avião em que o maior número de pilotos americanos se tornaram ases (mais de 5 vitórias) com um total de 305 pilotos atingindo este status.

O Kit

Como o avião real o F6F sempre foi relegado a um segundo plano no modelismo na escala 1/72. Os kits existentes ou eram moldes antigos ou sofriam de problemas nas formas. A Eduard resolveu preencher esta lacuna, e o fez em grande estilo.

O kit é muito bem injetado. As linhas de painel são finas e bem definidas. Os detalhes internos são adequados a escala e neste caso , um kit profipacak, são complementados com um set de photoetchs coloridos.  Não faltaram detalhes, dois tipos de pneu com os cubos das rodas separados o que facilita a pintura, dois sets de canopys e três carenagens de motor o que permite fazer as duas versões do modelo 3 e a do 5. Um dos pontos sempre criticados em outros modelos deste avião era a incorreção nas formas da parte dianteira da carenagem do motor, neste aspecto a Edurad parece ter acertado e as formas estão bem de acordo coma as plantas e fotos que consultei.

A Eduard fez alguma boas surpresas com este kit, o manual de instruções segue o mesmo padrão de qualidade da linha profipack, muito bem impresso em cores, com papel de excelente qualidade e mostrando 4 vistas de cada versão oferecida, a novidade aqui que o manual diminuiu de tamanho o que para mim foi uma ótima surpresa. Sem perder nada em qualidade gráfica ele fica muito melhor ajustado sobre bancada sem tomar espaço desnecessário, o que para mim é sempre um problema. Outra novidade é que agora algumas peças (infelizmente não a fuselagem) apresentam pinos guias o que certamente será de grande ajuda na montagem para modelistas menos experientes. Mas o que certamente me chamou mais a atenção é que finalmente a Eduard levou para a 1/72 a excelente qualidade das transparências que já mostrava na 1/48. Estas transparências estão provavelmente entre as melhores que já vi nesta escala. Finas e perfeitamente translucidas, arrisco dizer que podem mesmo prescindir de uma aplicação de future tal o brilho que apresentam.

Sendo uma versão profipack o kit vem também com um conjunto de mascaras para os canopys, peças em photoetch para complementar o motor (que já é bem detalhado) e uma excelente folha de decais, muito bem impressos e sem falhas de registro, permitindo fazer 5 diferentes versões:

F6F-3 VF-16 USS Lexington, 1943
F6F-3 VF-33 LT. C.K. 'Ken'Hildebrandt ,1943
F6F-3 VF-1 Lt. Willian C Moseley, 1944
F6F-3 VF-6 Lt. Alexander Vraciu, 1944
F6F-3 VF-27 Lt. Richard E. Stambrock, 1944

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Conclusão:

A Eduard fez um trabalho de primeira com este kit dando ao F6F finalmente, na 1/72, uma versão a altura da importância histórica deste avião. O único ponto negativo que consegui encontrar foi a mudança no tipo de embalagem que passou a ser do tipo fliptop, pessoalmente eu prefiro as embalagens com tampa separada, mas afinal de contas kits são para serem montados e não para se tornarem uma coleção de caixas, ou pelo menos deveria ser assim...

Um belo kit, altamente recomendado para quem procura um modelo completo e muito bem feito deste importante avião.

 

Veja também:

Detalhamentos em photoetch

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum