Fw 190D-13 Eduard Weekend edition 1/48 ( Item 84106 )
Escrito por Luiz Carlos   
Seg, 22 de Agosto de 2011 23:29

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Breve historico

O "Amarelo 10" ( w/nr. 836017 ) foi entregue ao Jagdgeschwader 26 em março de 1945. Era pilotado pelo major Franz Goetz ( 63 vitórias ), o último comandante do JG-26 que manteve o Pik As ( ás de espadas ) emblema de sua unidade anterior, JG-53. O Amarelo 10 ( "número da sorte" de Goetz ) foi um dos cinco 190 de nariz longo enviados para os EUA para avaliação. Destes, apenas três ainda existem, incluindo dois de propriedade da National Air and Space Museum. Posteriormente, o 836017 foi doado para a Georgia Tech, e após anos de negligência foi adquirido por David Kyte, na Califórnia.

Doug Champlin soube do caça abandonado e em 1972 comprou e o embarcou para a Alemanha. A Art Williams de Guenzburg, começou a restauração de quatro anos com a ajuda do Prof. Kurt Tank, o pai dos 190. Durante o período de restauração, muitas peças em falta tiveram que ser garimpadas ou fabricadas, mas o projeto foi concluído em 1976 e voltou para os EUA como o único 190D de propriedade privada, de modo que o " Dora" foi a jóia da coroa da coleção de Champlin em Mesa, Arizona.

Em 2001, uma reconstrução completa foi iniciada pela Gosshawk Aviation, dirigido por Dave Goss no campo de Falcon. O resultado é talvez o mais autêntico dos aviões da Luftwaffe na América do Norte. O Yellow 10 agora reside em sua nova casa no Museu do Vôo em Seattle, Washington. 

Vale a pena uma visita ao site e acompanhe a restauração do "Amarelo 10", exatamente o kit da Eduard !

O kit

Após o FW 190D-9 , Revisado pela APRJ , a Eduard nos presenteia com a versão D-11, cujas características mais visíveis são as ausências das MG sob o capô, a adição de um canhão de 30mm atirando através do spiner da hélice, entrada de ar maior para o supercharged e pás de hélices mais largas.

Abrindo a caixa - com uma vistosa aviation art do D-11 em vôo, sob um fundo branco - encontramos 159 peças plásticas de excelente qualidade distribuidos em 6 sprues, um deles transparente, muito bem embaladas, instruções no formato A-4 em papel sulfite impresso em preto e cinza e decais para uma versão, justamente o "Amarelo 10". 

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Não encontramos deformidades ou rebarbas, o que atesta a excelente qualidade dos novos moldes da Eduard e o cuidado primoroso de seu controle de qualidade. O que chama atenção são os pinos pequenos, que com certeza facilita a retirada da peça na galha.

Detalhamentos soberbos do cockpit completo com painel em alto relevo de fácil pintura, com manche, pedais e assento bem representados, o que permite um bom trabalho de detalhamento do cockpit. A critério do modelista, poderão ser usados os decais do cockpit. 
Também ele poderá comprar os PEs e máscaras de pintura específicos que seguirão ao lançamento.

Asas e fuselagem com detalhes soberbos em baixo relevo, com finos e delicados rebites e linhas de painel. Ailerons e leme são separados das asas, mas não os profundores e flaps. Que sabe num futuro próximo a Eduard os faça separados.

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Não há motor completo para este kit , bem diferente da série radial em que a Eduard fez o motor completo, aqui temos apenas a parte visível através do porão de rodas. A montagem fica mais facilitada, mas mesmo assim com detalhes soberbos que ficarão à mostra.

Atenção a montagem da peça V7, a peça que cobre uma das saídas dos cartuchos do canhão de 30 mm, o orifício a ser coberto é esquerdo, o da direita permanecerá aberto. Assim sendo, a peça deverá ser cortada ao meio e aplicada no devido lugar.

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Transparências de excelente qualidade e forma perfeita, não havendo distorções. 

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Os decais são fabricados na República Tcheca, possuem um registro perfeito, pouco filme, finos, cores fortes e contém todos os stencils da aeronave, vem junto uma folha com todas as indicações de colocação destes ( stencil variants ). 

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As instruções são de fácil entendimento, com desenhos esquemáticos de fácil interpretação. As cores indicadas são da Mr. Hobby, com os RLM indicados, RLM 76, RLM 81, RLM 82, RLM 83 e outras cores genéricas. 

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Conclusão

Altamente recomendado para todos os fãs de aviação!

É um kit indicado para modelistas iniciados, pois a montagem deste kit não é tão simples, mas com uma boa pesquisa e paciência, o resultado é altamente compensador !
A Eagle Edition lançou um livro de Jerry Crandall, entitulado ´ Yellow 10 `, valerá a pena adquirir.

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Altamente recomendado!

Um lembrete :

Muita atenção na montagem das peças X46 + X5 + 38. O ângulo de encaixe entre elas deverá ser de 93º, e não 90º. Tenha muito cuidado com o encaixe do trem de pouso na asa, ele é traiçoeiro!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
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