FW 190D-11 "Weekend Edition" - Eduard 1/48 (84103)
Escrito por Amilcar Mesquita Jr.   
Qua, 17 de Agosto de 2011 00:28

Eduard Item nº 84103

Introdução

Somente 17 unidades do Fw 190 D-11 foram fabricadas. Esta versão foi equipada com o motor de série Jumo 213E, que também foi utilizado no Ta-152. As diferenças do Fw 190 D-9 são a entrada de ar do supercharge, alargada na carenagem a estibordo e o uso de madeira, a hélice de lâmina larga VS 9 ou 10, utilizando três pás 9-27012 C-1, com um diâmetro de 3,6 m (11,8 ft). As metralhadoras de 13 mm (0,51 in) da fuselagem foram retiradas e a carenagem redesenhada, omitindo os orifícios das arma, simplificando seu perfil. Dois canhões de 30 mm (1,18 in) MK 108 foram instalados na parte externa das asas para complementar os canhões de 20mm, 151S MG, posicionados nas partes internas das asas. Dos 17 Dora-11s entregues somente três foram registrados. Um deles, o mais conhecido, foi de Rote 4 (Red 4), do JV 44, da unidade Platzschutz. Outro, o chevron branco, foi encontrado em München-Riem e também pode ter servido no JV 44 após servir na Verbandsführerschule General der Jagdflieger (Escola de Treinamento para Líderes de Unidade) em Wörishofen Bad, não se sabe se ele foi realmente utilizado operacionalmente. Um terceiro, o "White <61", também foi encontrada depois da guerra no Verbandsfuehrerschule General der Jagdflieger.

Enquanto o D-11 estava sob produção, o trabalho nos modelos Fw 190 D-12 e D-13 foi iniciado. O D-12 e D-13s foram baseados no design D-11, no entanto, o D-12 e D-13 foram equipados com canhões nariz, Motorkanone, disparando através do cubo de hélice (o D-12 seria equipado com um canhões MK 108, de 30mm ( 1,18 in), e o D-13 seria equipado com um canhão MG 151/20, de 20mm). Havia três aeronaves de teste construídas para a linha do D-12, V63, V64 e V65, mas nenhuma delas foi construídos.


O kit

No primeiro contato com o kit, nos deparamos com a bela e imponente caixa papelão rígido, padrão da Eduard, onde vemos impresso o desenho de perfil do belo caça alemão, em sua única versão de pintura disponível, pois trata-se de um kit “Wekeend”, mais simples e sem os acessórios que compõem sua versão completa, ”Profipak”.

Ao abrirmos a caixa, encontramos em seu conteúdo seis árvores de peças, sendo uma transparente, o manual de instruções, impresso em preto e branco, no tamanho A4 e o set de decalque.

As 149 peças que compõem o kit foram injetadas em plástico marrom de excelente qualidade, finamente detalhadas. As asas e a fuselagem apresentam as linhas de painel e os rebites em baixo relevo fino e delicado. As peças transparentes são de primeira linha, perfeitamente translúcidas e sem qualquer deformidade ou marca de pino extrator.

 

O manual demonstra de forma clara e simples todo o processo de montagem do kit, as cores das peças e o esquema de pintura e aplicação de decalques da única versão de pintura disponível. Está inclusa uma folha de instrução para a aplicação dos stencils do avião e suas variações.

Decais Eduard já conhecidos, se comportam muito bem na aplicação. Finos, no registro e cores firmes para a única versão de pintura disponível e set completo de stencils:

 


  • W. Nr. 2200XX, VFS dês G. d. J., Bad Wörishofen, March – April 1945

 

 

Conclusão

Mais um excelente kit da Eduard para os fãs da avião alemã da WWII, especialmente os apaixonados pelos “Doras”.

Com cuidado e paciência, o modelista terá a oportunidade de montar esse belo kit e aumentar sua coleção!

Como em todos os Fw 190, cuidado ainda com o encaixe do trem de pouso na asa, ele é traiçoeiro!


Obrigado Eduard pelo exemplar para review!


 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum