Beechcraft Staggerwing Roden 1/48
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 07 de Agosto de 2011 11:00

 

Imagem

 

Beechcraft Staggerwing Roden 1/48

 

 

O Beechcraft Staggerwing foi uma proposta bastante arriscada, construir um avião voltado para o transporte executivo BM no pico da grande depressão. Mas a ousadia não era só comercial, o Stagerrwing incluía alguns conceitos avançados e pouco usuais. Um motor bastante possante, um trem de pouso retrátil (pouco usado na época) e uma disposição das asas bem diferente para um bi plano, com a asa de cima deslocada para trás em relação a de baixo, de moda a melhorar a visibilidade para o piloto.

No inicio, como era de se esperar, as vendas foram fracas, mas com o tempo o Staggerwing  começou a dominar o mercado de aviões executivos. Com o começo da segunda guerra, e a necessidade de uma avião rápido para os serviço de  ligação, o Staggerwing ganhou sua versão militar a UC-43, que tinha apenas pequenas modificações em relação a versão civil.

O Staggerwing foi usado por vários países entre eles o Brasil. No MUSAL, Museu aeroespacial do Rio de Janeiro, existe um destes aviões em exposição.

 

 

Imagem

 

 

 

O Kit

O Kit da Roden representa a versão militar o UC-43. As peças são muito bem injetadas sem rebarbas e com detalhes claros e bem definidos.

O interior da cabine é completo com assentos, controles e outros detalhes menores sendo o painel fornecido como decal. Um ponto interessante é que nas asas já vem marcados os pontos onde devem se fixados os cabos da estrutura, o que vai facilitar muito a vida do modelista. O efeito para representar o entelamento da fuselagem é bastante convincente e sem exageros. As instruções são completas, claras e bem impressas. Os decais tem pequeninas falhas de impressão, mas que só são visíveis na foto devido ao uso de lente macro. As cores são homogêneas, não tem problemas de registro e o filme parece bastante fino.

Talvez o único ponto negativo deste kit seja a transparência que não esta no mesmo nível da excelente qualidade do acabamento geral do resto das peças. Esta longe de ser translucida e apresenta mesmo alguns pequenos riscos. Olhei em outros reviews na internet e em todos notei o mesmo problema.

São três as versões oferecidas:

YC-17 Usado pelos adidos da embaixada em Londres 1939

UC-17 8ª Força Aérea, Inglaterra 1943

UC-17 Unidade de comunicação do exército fins de 1944

 

 

Imagem Imagem Imagem

 

Imagem Imagem Imagem

 

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

 

 

 

Conclusão: Um belo kit de uma avião muito querido pelo pessoal que ama aviação civil, uma pena que a transparência não esteja a altura do resto do modelo.

 



Obrigado HOBBYTERRA pelo exemplar deste review.

 

















 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum