XAVANTE O Guerreiro da FAB - Editora Adler
Escrito por Alexandre Lima   
Sáb, 23 de Julho de 2011 15:02

Imagem

 

“XAVANTE O Guerreiro da FAB” de Mauro Lins de Barros - Editora Adler

 

 

Conteúdo

  Capa dura, 27 x 27 cm, 128 páginas em couché fosco.164 fotos coloridas, 28 fotos P&B, 18 perfis (ilustrações de Flávio Lins de Barros) e vistas (completas) do Xavante em escala 1/72 (também de Flávio Lins de Barros).

O Livro

  Uma das mais significativas aeronaves pertencentes ao acervo da Força Aérea Brasileira foi o AT-26 Xavante (EMB-326), pois significou o início de uma nova era em termos de concepção de emprego para a FAB e um salto tecnológico para a Indústria Aeronáutica no Brasil. Conforme dados do próprio livro, “em suas asas foram formados mais de metade dos pilotos de caça da FAB em todos os tempos”.

  O livro, lançado em meados de 2010 como edição histórica especial da Revista Zoom do 1°/4° Grupo de Aviação, marcou a desativação do famoso formador de caçadores brasileiros. Uma extensa pesquisa em documentos oficiais e entrevistas serviram para compor o acervo contido no livro, o qual possui dados únicos e indispensáveis a todos os que se interessam pela história da aviação militar brasileira. O livro contém, além de dados técnicos, detalhes da sua produção e a trajetória do Xavante em cada uma das unidades que o operaram até a sua desativação, ocorrida em 2010, incluindo-se as marcas e insígnias de cada uma delas. O volume é fartamente ilustrado com fotos, muitas inéditas, oriundas de coleções particulares e oficiais, além dos perfis assinados pelo artista aeronáutico Flávio Lins de Barros, e ainda, um “blue print” com cinco vistas da aeronave em escala (1/72), onde é possível identificar os detalhes da fuselagem, janelas de inspeção, rebites e superfícies de comando, um verdadeiro bônus para os modelistas! os perfis apresentam pinturas e insígnias das aeronaves da FAB, Togo, Paraguai e Argentina. As fotos mostram a aeronave em ação, no solo e em vôo, e muitos, muitos detalhes, desde a cabine até os trens de pouso e muito mais...

No ano da desativação do avião que mais formou caçadores na história da FAB, a Italeri colocou no mercado o seu KIT #1308 do MB 326 (AT-26 XAVANTE - designação FAB), escala 1/72, com um set de decais que inclui as marcas da Força Aérea Brasileira, e a Adler Books lançou um excelente livro histórico sobre esta aeronave!

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Imagem Imagem

 


Conclusão
     
 Excelente livro, cheio de ótima fotos e informações para querm gosta do tema e/ou pretende montar o novo kit do XaVANTE 1/72.
 
 Obs. As fotos deste review estão em baixa resolução para preservar os direitos autorais.
   
 
Agradecemos a editora Adler pelo exemplar deste review

  
  
Veja também este review de decais para o Xavante
    
Veja também este review do Xavante 1/72 da Italeri
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum