Fiat CR-20 - Choroszy Modelbud - 1/72
Escrito por Marcelo " Tarkus"   
Qua, 20 de Julho de 2011 19:10

 

Imagem

 

Fiat CR-20 ASSO Choroszy Modelbud Escala 1/72 Kit no. A77

 

Histórico:

A série de aviões de caça Fiat CR-20 foi desenhada em Torino nas fábricas da Fiat em 1926. O primeiro avião CR-20 foi exibido em Paris no ano de 1926. O novo caça começou a ser usado em 1927 nas unidades de linha. O avião foi produzido de 1927 a 1933 em muitas versões. Os motores usados nos aviões estavam os Fiat A20, Fiat A20AQ e Issota Freschini ASSO. Desde 1930 o 4º regimento foi equipado com o Fiat CR-20 em diferentes versões. O avião foi usado pela Hungria, Alemanha, Áustria e também pelo Paraguai. A polônia usou uns poucos CR-20 em 1929, e um dos pilotos poloneses foi o capitão Pamula. Depois da Guerra todos os quatro aviões foram enviados de volta a Itália. O CR-20 foi usado até o fim da Segunda Guerra.
Ao todo 650 modelos de todas as versões foram produzidos. Foi exportado para a Hungria em 1932, para a Áustria em 1933 ( e usados pelos alemães depois de 1938), e Lituânia em 1930.


O kit:

O modelo vem acondicionado em uma pequena caixa do tamanho de uma folha A4 dobrada. Todas as 45 partes estão embaladas em pequenos sacos com fecho de pressão. O kit é inteiramente moldado em resina clara e possui muitas rebarbas. As peças são muito pequenas e frágeis, com baixo relevo muito fino, devendo o modelista tomar os devidos cuidados para não perder o registro durante lixamento. O interior vem com alguns detalhes do que seria a estrutura do avião nas laterais e alguns comandos. O cockpit vem com assento, pedais, coluna de controle e paineis de instrumentos. Uma pequena folha de acetato é fornecida para fazer o Pára-brisa. Asas e fuselagem vem com pinos de encaixe, coisa rara nestes modelos.

As folhas de instruções são três A4 dobradas com desenhos explicativos para todas as peças (não numeradas), plano em três vistas do avião e esquemas de pintura para apenas uma aeronave italiana. Possui indicação de cor apenas para a pintura geral e nenhuma indicação de referência quanto a fabricantes de tintas. Inclui um pequeno histórico e dados técnicos da aeronave. O Decal é bem feito, e com bom registro. A meu ver é muito fino e deve se tomar cuidado na aplicação. Vem com marcações para todas as aeronaves usadas no estrangeiro, embora não tenha indicação no manual. Provavelmente seja uma mesma folha de decal para outros modelos do mesmo avião. Interessante notar que o decal do leme e profundores é um filme único, permitindo recortar no tamanho desejado e colar sobre a superfície. Na minha opinião Isso dá mais liberdade para acertar o decal e evitar "buracos" nos bordos.

Por ser um kit em resina na escala 1/72, as peças são muito frágeis. Não é um kit para amadores em resina. O trabalho será remover cuidadosamente as peças das bases e limpar as rebarbas. Acredito que após a montagem o kit seja muito frágil.

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Imagem Imagem Imagem

 

 

Conclusão:

O fabricante parece ter se especializado em aviões pouco conhecidos e tem uma boa gama de aeronaves interessantes. É uma boa escolha para quem gosta de modelos diferentes.

 

 Obrigado a Choroszy Modelbud pelo exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum