Polikarpov I-17 CKB-19 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 26 de Junho de 2011 13:56

Imagem

 

 

Amodel Polikarpov I-17 CKB-19 1/72



O avião

 

 

 


Em 1934 o escritório Polikarpov recebeu uma encomenda do governo soviético para projetar um novo caça com motor em linha para ser uma alternativa ao Polikarpov I-16 e com capacidade de atingir velocidade de 500 km/h. Em 1936 primeiro protótipo já estava pronto e foi apresentado nas feiras aéreas de Paris e Milão onde fez grande sucesso. o I-17 além mais rápido e com melhor razão de subida que o I-16, era um desenho muito mais elegante. Um segundo protótipo foi desenvolvido com modificações na posição do radiador de óleo e inversão no sentido de abertura do canopy, armado com canhões de 20 mm. Houve ainda um terceiro protótipo em que se experimentou um sistema de arrefecimento na superfície das asas semelhante ao usado no Heinkel 112.

 

 

No entanto o avião apresentou falhas no sistema de acionamento do trem de pouso e, principalmente, o cockpit era considerado estreito demais para um avião de combate. Estes problemas e o julgamento pelo governo soviético de que as mais recentes versões do I-16 atendiam plenamente as suas necessidades, levou ao abandono do projeto. O segundo protótipo, o CKB-19, foi mantido em voo e usado como plataforma de testes para novos armamentos. Este é o modelo representado pelo kit da Amodel.

 

 

O kit

Os modelos da Amodel tem grande variação de qualidade, vão de kits muito ruins a modelos bastante aceitáveis dentro de uma proposta shortrun (moldes mais simples com tempo de vida útil curto). Felizmente este I-17 esta no segundo caso.

O manual, em preto e branco, é bastante completo e inclui a história do avião em inglês e russo. Tem um mapa das arvores com a numeração das peças correspondente as indicadas na instrução de montagem (as árvore não tem numeração gravada). As cores são indicadas em uma planta de 3 vistas com o nome da cor e o código da Humbrol.

 

Imagem Imagem Imagem

 

 

A injeção não tem falhas, os pontos de ligação com as arvores não são exagerados, os detalhes são bem razoáveis e quase não tem rebarbas. Os detalhes do entelamento das asas são muito sutis, talvez demais. Sera preciso cuidado para que não sumam sob a pintura. Como de hábito neste tipo de kit não existem guias para o encaixe entre as peças. As linhas em baixo relevo são finas e sem falhas. Os detalhes do cokpit são básicos mas adequados a escala, tem painel, assento, assoalho e manche, ainda que este último seja uma representação simplificada. Na lateral interna da fuselgem existe alguma representação de estrutura interna.

 O kit retrata corretamente o CKB-19 (segundo protótipo), mostrando o radiador excêntrico sob o nariz e o canopy que abre para trás. Vale lembrar que para retratar o modelo com a pintura indicada deve-se remover a cobertura dos trens de pouso como mostram as fotos.

O canopy tem uma transparência razoável e os frames estão corretos. O kit não vem com decais já que a única opção de pintura não apresentava qualquer tipo de marcação.

 

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

 

Imagem

 

 

 

Conclusão

Este kit foi uma boa surpresa, a qualidade geral é boa e o avião, pouco conhecido, é realmente elegante e diferente. Quem quer um modelo russo pouco usual e já tem alguma experiencia com este tipo de kit, este I-17 é uma excelente escolha.

 



Obrigado HOBBYTERRA pelo exemplar deste review.

 
















 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum