BF-109E-3 "Weekend" - Eduard 1/32 (3402)
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 26 de Abril de 2011 23:43

Eduard item 3402

Breve histórico

Desta vez, a Eduard sugere a famosa aeronave "branco 7" de Otto Bertram, junto ao JG2, na primavera de 1940.

A aeronave ostenta a camuflagem padrão para o período, em RLM 02/71 nas faces superiores. Faces laterais e inferiores em RLM 65. Uma curiosidade desta aeronave é a aplicação de marcas nacionais antigas em uma pintura de novo padrão, incluindo as pequenas cruzes da fuselagem com bordas finas.

O emblema do JG2 "Richthofen" é aplicado nos dois lados da fuselagem, e o simpático cãozinho "Bonzo", marca pessoal e desenhada por Bertram, também aparece dos dois lados da aeronave.

O kit

No início de 2009, a Eduard lançou seu primeiro BF-109 1/32,  o modelo E-1 Profipack. Hoje temos para review o novo BF-109 E-3 "weekend", ou seja, metade do preço do Profipack, mas sem os "mimos" que a Eduard oferece.

São 152 peças plásticas em oliva claro de alta qualidade, distribuídas em sete galhas, sendo uma transparente, embaladas duas a duas em sacos plásticos, e a transparência em um zip-lock sozinha. Acompanha uma versão de decal com set completo de stencils e instruções.

Não há rebarbas ou distorções, apenas pequenas depressões de injeção que precisam de um pouquinho de cuidado.

Apesar deste lançamento não contar com os famosos photoetches coloridos da Eduard, um set pode ser adquirido separadamente, mas todos os detalhes estão lá em plástico e não fazem feio.

As linhas de painel são rebaixadas e delicadas, com finos rebites rebaixados desenhando asa e fuselagem. Um outro ponto de destaque são as superfícies de controle, todas separadas, com detalhamento da estrutura e costura dos tecidos. Soberbo.

Motor DB601A completo, que pode ser montado e apresentado com o cowling aberto ou simplesmente ignorado e montado externamente, para algum projeto de diorama. A escolha é sua.

Rodas são da nova versão da Eduard, que atendeu às criticas depois do primeiro lançamento e modificou as mesmas. Rodas em resina da série Brassin estão disponíveis, e o review das mesmas pode ser visto aqui na APRJ!

Canopi correto para as versões "early", diferente dos E-4/7. Veja a história toda aqui, no review do 109E-7 Troop (3004), e no review do 109E-3 (3002).

Instruções e decais

Como usual nas versões weekend, apenas uma versão de decal é apresentada. Conta com stencils completos para a aeronave "branco 7" de Otto Bertram, primavera de 1940. Impressos na República Tcheca, estão com ótimo registro, cores firmes e sem excesso de filme extra.

Instruções em papel sulfite que orientam muito bem o passo a passo sem deixar dúvidas, incluindo ainda indicação para a correta aplicação dos decais.

Conclusão

A montagem do kit é simples e não apresenta dificuldades. A APRJ montou 109E-4 tempos atrás e nada de complexo foi observado

Altamente recomendado para quem deseja um rápido projeto, ou ainda para quem deseja uma base para super-detalhamento, com as vindouras peças Brassin e cockpits em resina.

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum