Messerschmitt Bf110 C-2/C-4, 1/72
Escrito por Marcelo Campos   
Ter, 05 de Abril de 2011 23:25

 

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Histórico:

Caça pesado, produzido inicialmente pela Bayerische Flugzeugwerk a partir de 1936 a pedido do RLM, deveria ser um caça capaz de realizar a escolta de bombardeiros.
Como sua capacidade de manobrar era limitada, face a confrontos com outros caças de menor porte, esta deficiência era, de certa forma compensada, pelo seu poder de fogo.

Em 1938, teve sua produção abrangida pela Messerschmitt.
As versões C-2 e C-4 (disponíveis no kit), possuíam uma motorização da Daimler-Benz, respectivamente DB-601A e DB-601N com potências de 1100Hp e 1200Hp.

Utilizados tardiamente na Guerra civil espanhola, este caça de configuração inusitada, lograria êxito nas primeiras campanhas da WW2, tais como: Polônia, Países Baixos e França. Mas foi na batalha da Grã-Bretanha que o Bf110 sinalizava como um verdadeiro desastre! Caças da RAF como o Spitfire e até mesmo os Hurricane representavam um sério problema. Com isso, os Bf109 passaram a escoltar muitos Bf110, que por sua vez escoltavam bombardeiros pesados. Muitas versões surgiram, entre elas as H-2 e H-4, sendo produzidos até meados de fevereiro de 1945.
       

O Kit

A Airfix ultimamente tem surpreendido muitos plastimodelistas, com seus lançamentos. Uma nova geração de kits bem injetados, sem rebarbas, com encaixes precisos mas, com linhas em baixo relevo profundas e cockpits simplórios, vêm conquistando cada vez mais o público, até mesmo aqueles mais exigentes! É o que acontece com o BF110 C-2/C-4.
   
A caixa vem com um art box muito bonito e conta ainda com informações prévias das versões e das cores Humbrol a serem usadas, além claro de algumas dicas de como montar e aplicar decais etc! O manual é bem simples, de fácil leitura porém, requer um estudo prévio para evitar maiores aborrecimentos. Uma coisa que me chamou atenção, foi o fato de aparecer os códigos RLM de cores a serem usadas nas camuflagens. Não me recordo de ver senão o códigos de cores Humbrol, em manuais da Airfix. Seria ideal vermos o que alguns fabricantes fazem, disponibilizando uma tabela com algumas referências de cores!

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O kit vem acondicionado em um único saco plástico, tendo a parte da transparência devidamente protegida. São 4 árvores de peças ao todo, sendo uma da transparência correspondente ao canopi. Aqui um lembrete: infelizmente não há a possibilidade de ser montar o canopi aberto por se tratar de uma única peça.
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CONCLUSÃO:

Trata-se de um kit simples, mas agradável aos olhos. Já montei um PRXIX desta mesma geração e fiquei muito impressionado com o resultado final. Espero muito que este kit siga os mesmos passos.

A princípio existem alguns pontos negativos:

1 - TRANSPARÊNCIA - apesar de ser cristalina e sem distorções não permite que seja montada aberta. Uma pena para quem detalha o cockpit com acessórios ou scratch!

2 - LINHAS DE BAIXO RELEVO - assim como no kit que mencionei acima, as linhas são profundas mas não a ponto de desabonarem o kit. Um serviço de lixamento leve e uma demão de primer deve resolver.

3 - SUÁSTICAS - polêmicas a parte, é um negócio que me deixa irritado! A folha de decais é completa com uma vasta variedade de stencils, muito bem impressa mas devido a esse posicionamento de alguns fabricantes força o modelista a adquirir no mercado, uma folha só de suásticas, aumentando o custo final do modelo pronto.

Recomendo a todos.
 
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