BF-109E-4 - Eduard 1/32 (3403)
Escrito por Júlio Martins   
Seg, 17 de Janeiro de 2011 00:00

Eduard item 3403

 

O kit

BF-109E-4 na versão weekend, ou seja, metade do preço do Profipack, mas sem os "mimos" que a Eduard oferece. São 152 peças plásticas em oliva claro de alta qualidade, distribuídas em sete galhas, sendo uma transparente, embaladas duas a duas em sacos plásticos, e a transparência em um zip-lock sozinha. Acompanha uma versão de decal com set completo de stencils e instruções.

Não há rebarbas ou distorções, apenas pequenas depressões de injeção que precisam de um pouquinho de cuidado.

Apesar deste lançamento não contar com os famosos photoetches coloridos da Eduard, um set pode ser adquirido separadamente, mas todos os detalhes estão lá em plástico e não fazem feio.

As linhas de painel são rebaixadas e delicadas, com finos rebites rebaixados desenhando asa e fuselagem. Um outro ponto de destaque são as superfícies de controle, todas separadas, com detalhamento da estrutura e costura dos tecidos. Soberbo.

Motor DB601A completo, que pode ser montado e apresentado com o cowling aberto ou simplesmente ignorado e montado externamente.

Rodas são da nova versão da Eduard, que atendeu às criticas depois do primeiro lançamento e modificou as mesmas. Canopi igualmente novo e correto para a versão E-4. Nota de destaue para esta peça, que a Eduard atendeu às reclamações públicas e refez a peça.

Veja a história toda sobre o canpi equivocado aqui, no review do 109E-7 Troop (3004), e no review do 109E-3 (3002).

Pintura e decais

Como usual nas versões weekend, apenas uma versão de decal é apresentada. Conta com stencils completos e marcações da aeronave  do Lt. Josef Eberle, 9./JG 54, Holanda, em agosto de 1940. Impressos na República Tcheca, estão com ótimo registro, cores firmes e sem excesso de filme extra.

Instruções em papel sulfite que não orientam muito bem o passo a passo sem deixar dúvidas, orientando, ainda, a aplicação dos decais.

 

Conclusão

A montagem do kit é simples e não apresenta dificuldades. A APRJ montou 109E-4 tempos atrás e nada de complexo foi observado.

Apesar dos equivocos de linhas já apresentados pela internet afora, inclusive aqui na APRJ, ainda julgo este kit como o melhor 109 na 1/32 já lançado. Talvez ainda façam um melhor, mas por hora, este aqui ainda vence de braçadas!

Altamente recomendado!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

http://www.aprj.com.br/images/photoartigos/_urubu/tn_IMG_4714.jpg
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum