P-39 Airacobra over New Guinea "Dual Combo" Limited Edition - Eduard 1/48 (1152)
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Jr.   
Ter, 09 de Novembro de 2010 00:20

Eduard item 1152

Breve Histórico:

O P-39 Airacobra surgiu de um design revolucionário, pois enquanto os aviões da época tinham seu projeto baseado no motor, o Bell Airacobra teve seu desenho totalmente criado com base na arma primária, um canhão de 37mm que ficava no nariz. A Bell pôs o canhão ali para aumentar a precisão dos disparos e para evitar que o forte coice dos tiros desviasse a mira do piloto.

O motor, então, foi colocado logo atrás da carlinga, e foi ligado ao eixo da hélice por uma transmissão cardã, que passava logo abaixo dos pés do piloto. A singular posição do motor alterava radicalmente o centro de gravidade do aparelho, o que obrigou a Bell a fazer o conjunto de trens de pouso triciclo, sendo o primeiro caça do mundo a utilizar esta configuração.

A cobertura do cockpit também teve um desenho diferenciado, focado na máxima visibilidade do exterior. Para isso, ao invés de se colocar um canopy corrediço, colocou-se portas laterais, como um carro.

As expectativas geradas pelo desenho revolucionário do P-39 jamais foram alcançadas. Devido às sucessivas demandas da Aviação do Exército Americano, adicionaram peso ao avião e diminuíram a potência do motor Alison V-1710.

Apesar da recusa dos ingleses em utilizarem os P-39 por eles adquiridos,  denominados Airacobras Mk.I, o P-39 foi utilizado em todo o mundo durante a WWII, sendo muito popular entre os pilotos Russos devido à sua fuselagem resistente e ao seu pesado armamento. A USAAF utilizou os P-39 nos teatros do Pacífico, do Norte da África e da Itália.

A produção das várias versões do P-39 atingiram o número total de 9558 unidades fabricadas. Os últimos Airacobras foram retirados de serviços pela USAAF em agosto de 1944.

O kit:

Os Airacobras da Eduard já foram revisados pelo IPMS-RIO outras vezes, um na versão weekend e outro Profipack. Veja abaixo:

P-400 Airacobra - Eduard 1/48 (8061)

P-39Q Airacobra Weekend Edition - Eduard 1/48 (8473)

Neste relançamento, a apresentação a caixa versão “Dual Combo” do P-39 da Eduard já dá uma amostra da excelente qualidade do produto e de seu conteúdo recheado de surpresas. Além da bela arte presente na capa da caixa, em sua lateral podemos ver todas as 07 versões de decalques que o kit oferece.

São dois conjuntos de árvores (um para cada kit), compostos de 04 galhas cada, sendo uma de transparências, totalizando 113 peças, todas com o já conhecido padrão de qualidade e nível de detalhamento da marca Tcheca.

Como se trata de um lançamento “Profipack”, encontramos ainda dois conjuntos de photoetches de excelente qualidade, sendo um colorido e outro metálico, com 68 peças cada, uma folha com dois conjuntos de mascaras de pinturas e duas massas metálicas para instalação no interior do kit, servindo de contrapeso para manter o equilíbrio do kit com sua configuração triciclo.

A qualidade do molde continua a mesma. O kit não apresenta rebarbas ou distorções e está em pé de igualdade com lançamentos mais modernos da indústria, com linhas de painel rebaixadas e detalhes precisos, finos e consistentes por toda a aeronave .

Conforme já informado em outros reviews sobre esse os P-39 da Eduard, você deve cuidar da montagem das portas do avião, pois não encaixam bem na posição fechada, assim como os bordos de fuga das asas, que são um pouco grossos, mas nada que uma dose de paciência e lixa não resolva.

Outro detalhe interessante neste kit Eduard é que você pode, combinando as peças certas de armamento, hélice e escapamento, montar qualquer uma das versões de série do P-39, como o C, D, N, Q, P-400 e versões inglesas. Basta então uma folha de decal suplementar e terá tudo o que precisa para sua versão preferida do Airacobra.


Esta “Limited Edition” da Eduard oferece ainda o livreto “P-39 Airacobra over New Guinea”, em formato A4 e papel de alta qualidade, contando a história dos esquadrões americanos que voaram o P-39 para defender a Ilha de Nova Guiné, a segunda maior do mundo, dos ataques japoneses, que buscavam tomar o seu controle para atingir um dos seus principais objetivos no sudoeste do Pacífico: A ocupação da Autrália.

O livreto é muito bem editorado e ricamente recheado de fotos e gravuras. Possui também 18 perfis de P-39 que voaram nos esquadrões que operaram na região. Dentre estes, 7 são possiveis na caixa.

Versões:

O kit oferece 07 opções e de pinturas, todas de aeronaves dos esquadrões americanos que operaram em Nova Guiné durante a batalha do Pacífico. São elas:

  • P-39D-1 s/n 41-38353, Lt. James W. Selzer, 35th FS / 8th FG, Milne Bay, December, 1942
  • P-39D-1 s/n 41-38401, Maj. Norman "Coach" G. Morris, CO of 35th FS / 8th FG, Milne Bay, fall, 1942
  • P-39D-1 s/n 41-38338, Lt. Don C. McGee, 36th FS / 8th FG, Milne Bay airbase, fall, 1942
  • P-39D-2 s/n 41-38509, 80th FS / 8th FG, Milne Bay airbase, January 1943
  • P-39N-5 s/n 42-18802, Lt. Roy Owen, 41st FS / 35th FG, Tsili-Tsili airbase, August, 1943
  • P-39N-5 s/n 42-18810, 40th FS / 35th FG, Nadzab, fall, 1943
  • P-39Q-6 s/n 42-19927, Capt. L. A. Tate, 82nd TRS / 71st TRG, May,1944.

Os decais são de ótima qualidade, semi-brilhantes e finos, sem muito filme e com registro perfeito. A folha de decalques vem com uma folha de proteção, mas, mesmo nesta versão “limitada”, vem sem uma embalagem própria, o que é lamantável.

O manual de instruções, em formato A4, com papel de alta qualidade, é composto de 15 páginas, com instruções claras da montagem do kit, iniciando pela montagem do cockpit, da fuselagem, das asas e dos detalhes externos e terminando com a apresentação, em 04 vistas coloridas, das 07 versões de pinturas que o kit oferece.

Conclusão:

Mais um grande lançamento para os fãs desse "exótico" caça americano, e dos apaixonados pela Guerra do Pacífico.  A Eduard mais uma vez se superou, oferecendo um produto de alta qualidade e bela apresentação. O número de peças e detalhes delicados vão requerer alguma experiência do modelista.

Meus sinceros agradecimentos à Eduard pelo envio do kit e pela parceria com a APRJ/ IPMS-RIO!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum