BT-7 model 1935 - Tamiya 1/35 (35309)
Escrito por Hendrik Schultze   
Dom, 07 de Novembro de 2010 12:05

ImagemTamiya 35309


Breve Histórico:

O BT-7 foi o último modelo de uma série de tanques rápidos (Bystrohkodny Tank) que serviram como apoio para as divisões blindadas soviéticas.Propelido por um Mikulin M-17T, uma cópia licenciada de um motor da BMW, seu desenho foi baseado no Christie Tank, desenvolvido pelo engenheiro americano Walter Christe.

Seus maiores diferenciais foram a blindagem inclinada, que inspirou o famoso T-34, e a sua suspensão “Christie”. Este modelo de suspensão se caracterizava por permitir ao tanque rodar sem suas esteiras, caso o terreno permitisse, quando suas rodas dianteiras podiam esterçar para fazer curvas e manobras como um carro.

Seu debute na 2ª Guerra Mundial foi na região de Khalkin Gol contra os japoneses. No fronte ocidental foi usado na ocupação soviética dos Bálcãs, devido à escassez de veículos melhores (T-34 e KV’s) na defesa contra os alemães.

Suas variantes foram:
BT-7TU: Com nova torre de blindagem inclinada.
BT-7A: Versão equipada com um canhão de 76,2mm.
OP-7: Versão lança chamas.

Imagem Imagem

O kit

Composto por 8 árvores embaladas individualmente em sacos plásticos, sendo uma delas com as transparências (muito boas!), outra por poly-caps para fixação das rodas e uma adicional com duas figuras de tanquistas russos. Também foi incluído no kit uma corrente e uma pequena folha de photoetch, contendo as grelhas do radiador e a proteção do escapamento. Uma folha de instruções no tamanho A4 e outra com o histórico do modelo também estão presentes. Uma grata surpresa é a folha no tamanho A4 em pepel couchê contendo fotos coloridas para referência, tiradas de veículos expostos em museus.

A injeção é perfeita e suas peças são finamente moldadas e bem detalhadas, sem a presença de falhas ou rebarbas. Algumas marcas de injeção são encontradas, mas todas em pontos de difícil visualização após o modelo pronto.

O casco é composto por um grande número de peças (10 ao todo!) podendo gerar alguma complicação nos mais novatos na hora de montar. Contudo, a conhecida qualidade dos encaixes da Tamiya dará conta do recado.

A torre é finamente injetada com a presença de muitos detalhes bem representados, como rebites e dobradiças. No casco, há a presença de algumas marca de solda já moldadas no kit, mas outras não. Pesquisa será necessária para maior detalhamento.

Rodeiros de excelente qualidade, com detalhes muito bem injetados. As esteiras "link-by-length" se fazem presentes neste kit, contudo vale ressaltar que os mais atentos irão perceber uma pequena falha nelas. No verso de onde estão os pinos de tração da lagarta, não há o recuo que se faz presente nos modelos reais.


A folha de photoetch é pequena, mas traz o essencial para dar aquele algo a  mais no kit. Um ponto que vale ressaltar é o método demonstrado para a dobra da proteção do escapamento, composto por um molde plástico de 2 partes do tipo prensa. Muito bem bolado!

A corrente está na escala correta, mas vem com acabamento em grafite metálico brilhante. Para se ver livre disso e deixá-la mais real, exponha diretamente ao fogo baixo de uma vela ou lamparina, queimando este acabamento indesejável. Feito isso, detalhamento de ferrubens e metais mais realísticos poderão ser alcançados com tinta.

Os decais estão no padrão da Tamiya: muito filme e bom registro, mas não perfeito. Não chegam a prejudicar.

O manual tipo folder, dobrada no tamanho de uma folha A4, com um passo-a-passo bem simples de ser seguido. As versões de pintura vêm em uma folha A4 separada contendo 5 versões em tons de cinza, inclusive com a possibilidade de veículo capturado.


Conclusão:

É um excelente kit, talvez um dos melhores blindado já lançado pela Tamiya, mas apenas permite a montagem da versão "early" .  Na caixa encontramos alguns extras, como corrente, PE para as grelhas do motor e duas figuras. Montagem simples com excelente engenharia não confere complicações em seu passo a passo.

Recomendado à todos! :ok

Obrigado HOBBY LINK JAPAN pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum