Lavochkin LA-7 "Profipack" - Eduard 1/48 (8098)
Escrito por Júlio Martins   
Seg, 01 de Novembro de 2010 15:15

Eduard item 8098

Breve histórico.

O LA-7 é o resultado evolutivo da Lavochkin durante a WWII. Foi seu último modelo a ver combate e o mais avançado do arsenal vermelho, descendente direto dos LaGG-3, para dominar os céus do front leste no final do conflito.

Quase sempre esquecido, foi uma aeronave páreo para os mais famosos aviões da época, como o Mustang, o Zero e o FW-190, para mencionar alguns.

Era construído de maneira rústica, com um potente motor para impulsionar uma carenagem de resistente compensado, feito de madeira e resinas. Muitos ases soviéticos se beneficiaram de sua grande capacidade de combate, como Kozhedub e Pokryshki.

O Kit.

Trata-se do bastante conhecido molde Gavia que a Eduard periodicamente reinjeta. Neste lançamento Profipack, encontramos na caixa 65 peças plásticas, livreto de instruções em papel couchê, photoetches coloridos, máscaras de pintura e grande folha de decais.

Kit bastante simples, de construção rápida, de se notar pela quantidade de peças. Cockpit com estruturas moldadas na parte interna da fuselagem, piso moldado na parte superior da asa. Bastante simplório, mas que se beneficia diretamente da boa quantidade e qualidade dos PE's Eduard. Detalhes de comandos, painel tipo sanduiche, cintos de segurança, pedais e outros tantos menores.

Asa em duas peças, superior e inferior. Deve-se montar alguns detalhes internos do porão de rodas para fechar. Feito isso, este conjunto é adicionado na fuselagem e está praticamente pronto.

Como dito, esta aeroave era construída em madeira, e suas asas e fuselagens são praticamente lisas, sem nenhuma linha de chapa, além das portinholas de acesso e manutenção.

O motor radial fica escondido por detrás do spinner e portanto, não há detalhes para montar. Boas transparências, não exatamente finas, mas sem distorções, e apresentadas em 3 partes possibilitando montagem aberta.

A maior crítica que se faz à este molde é a espessura da parte traseira da fuselagem. Depois do cockpit ela é muito estreita vista de cima, além do spiner que tem um desenho um tanto incomum.

Livreto de instruções em 12 páginas coloridas, contendo histórico, passo a passo de montagem bem desenhado e lindos profiles com 4 vistas cada, além de indicações de pintura com tintas Gunze.

Decais finos e no registro, com cores vivas e sem excesso de filme. São 6 versões de pintura:

  • Branco 10, Vasiliy A. Zaitsev, 1º GSAK, 1944;
  • Branco 17, Maj. Vladimir D. Lavrinyenkov, 9º GIAP, Abril, 1945;
  • Branco 63, 813º IAP, 215º IAD, 8º VA, inverno, 1944/45;
  • Branco 12, Lt. Col. Filipp M. Kosolapov, CO, 937º IAP / 322º IAD, Praga – Tchecoslováquia, Maio 1945;
  • Branco 06, 2º Regimento de Caça Tchecoeslovaco, Praga, Maio/ Julho, 1945;
  • Branco 06, 2º Regimento de Caça Tchecoeslovaco, 1946.

Conclusão.

De forma geral, é um kit bastante melhor que seu rival de mercado, o igualmente antigo LA-7 da Hobbycraft. Com a adição dos necessários embelezamentos e da variedade de lindas versões de pintura, é um kit que se monta direto da caixa sem necessitar de nada mais.

Recomendo!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum