Avia B.534 serie IV - Eduard 1/48 (8475)
Escrito por Júlio Martins   
Seg, 01 de Novembro de 2010 14:04

Eduard item 8475

Breve histórico:

Quando entrou em serviço em 1936, o Avia B-534 era um avião bastante avançado para os padrões da época. Neste período os biplanos ainda eram o padrão, e quase todos os primeiros caças monoplanos ainda estavam nos primeiros estágios de desenvolvimento. Cerca de 450 destes elegantes biplanos foram produzidos atá 1939 quando os alemães ocuparam a Tchecoslováquia, interrompendo a linha de montagem. Com a ocupação, parte doas aviões foi dado a Força Aérea Eslovaca, que funcionava como um estado independente, monitorado pelos alemães. Estes aviões entraram em ação ajudando no ataque a Polônia em 1939, na ucrânia em 1941 e finalmente no combate anti-partisan em 1942, quando finalmente foram tirados de ação.

Com a derrocada germânica, os Slovacos mudaram de lado e em 1944 fizeram um levante contra os alemães. Alguns destes aviões, já em mau estado, foram novamente postos para voar. Nessa época teria sido obtida sua única vitória em combate aéreo quando, o avião pilotado pelo sargento František Cyprich teria abatido um Ju-52.

Os Búlgaros também receberam 78 destas aeronaves que chegaram a entrar em combate contra os B-24 americanos no ataque a Ploesti, e já no final da guerra contra as tropas alemãs quando a Bulgária mudou de lado na guerra.

O Kit.

Este biplano da segunda guerra mundial já foi lançado anteriormente pela Eduard na versão Profipack, nas duas séries, a III com carlinga aberta e esta IV, com canopi fechado. São 118 peças injetadas sem rebarbas ou distorções, distribuídas em 5 galhas, sendo uma com as transparências, decal para uma versão e livreto de instruções. Estão embaladas nas boa caixa dura da Eduard que bem protege o kit, galhas em sacos plásticos duas a duas, e transparências em seu saquinho isolado.

A montagem inicia pelo cockpit, como de costume. Tem ótima representação, tanto da estrutura tubular da fuselagem quanto dos detalhes menores. Cadeira, manche, piso, painel, tudo confere boa aparência.

A fuselagem destaca-se por ser parte metálica e parte de tecido. Estas estruturas e texturas prestam ótima convicção de realidade, com linhas de painel rebaixadas, e relevos em pequenos rebites como deve ser.

Asas enteladas apresentam até os detalhes de costura, muito bem feitas! Superfícies de controle fixas nas asas, entretanto, leme e profundor são destacados para representação de movimento.

O trem de pouso oferece, além da versão sugerida com as polainas sobre as rodas, a opção de esquis para neve.

Transparências finas, daquelas que sempre pedimos, sem rebarbas ou distorções, trazem duas opções: Inteiriça ou em 3 partes para montagem aberta.

Decais para aeronave do 4º Regimento da Força Aérea Tchecoslovaca, em 1937. Nossa experiência com estes decais da Eduard, produzidos na República Tcheca tem sido bastante satisfatórios. Finos e no registro assentam muito bem, e não vão apresentar problemas na estrutura bastante irregular deste kit se você preparar bem a superfície.

Conclusão

É um modelo que monta muito bem, com excelentes encaixes, rápido e direto. Demandará paciência e cuidado para a correta montagem e alinhamento das asas, bem como para a passagem do encordoamento.

Altamente recomendado!

 

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum