Yak-1 - South Front 1/48 (48003)
Escrito por Marcelo Tarkus   
Sex, 22 de Outubro de 2010 20:49

Imagem

South Front 48003

Breve histórico:

A série de caças Yak é uma homenagem ao brilhante projetista Aleksandr Yakovlev. Com seu primeiro voo em novembro de 1940, menos de 3.000 Yak's tinham sido produzidos antes da invasão alemã em junho de 1941. As primeiras baixas foram esmagadoras, mas antes dos voos finais feitos em maio de 1945 as fábricas soviéticas tinham produzido mais de 36.000 aeronaves, sendo a série de caças mais produzida na história. O Yak foi construído quase inteiramente de materiais não estratégicos (tubos de aço, madeira compensada e tecido). É um avião pequeno para os padrões atuais e foi considerada uma aeronave de extrema manobrabilidade. Nas mãos de um piloto competentemente treinado estava à altura dos melhores caças alemães.

O kit:

Com caixa bastante colorida, aproveitando todas as suas superfícies para inserir perfis, contém 93 peças de plástico cinza claro muito maleável. Todo em baixo relevo e com ótimos detalhes de interior, com um cockpit completo contendo, inclusive, as armações da fuselagem e banco completo. Isto é importante pois o mesmo deve ser composto de duas peças apartadas (assento e encosto). Painel detalhado e instrumental completo. Boas trasnparências, sem distorções.

O kit possui peças opcionais que não são informadas corretamente nas instruções, e o  modelista deve consultar o esquema escolhido para identificar as peças a serem usadas, e também uma boa fonte externa.

O manual vem escrito em russo e inglês, e é necessário ler por inteiro antes de começar a montagem. Simples e meio confuso na seleção de peças.

É necessário uma certa cautela para cortar as peças das árvores por causa dos pontos de injeção, e de algumas poucas rebarbas. As transparências são boas e vem com as luzes de ponta das asas e o farol da asa.

Imagem

A folha de decais possui os bons registros, embora foscos, contendo insignias, stencils e marcas particulares de cada aeronave, sendo fabricado pela conhecida Begemot.

Os decais contém uma série de números vermelhos e brancos que permitem, virtualmente, uma enormidade quase infinita de e opções, eis que na absoluta maioria, estas aeronaves eram estrelas e números.12 das 23 versões de pintura indicadas estão representadas em profiles coloridos na caixa. Os demais estão no manual,em preto e branco.

As indicações de cor estão no final do manual, antes dos profiles, e não são específicas para cada esquema. Infelizmente, novamente, o modelista deverá consultar suas referências para saber a cor certa do esquema escolhido. Todas as cores possuem referência FS.

Uma surpresa interessante no kit é a opção pelos pneus de borracha que acompanham o kit. Estes pneus vem os detalhes das incrições do fabricante russo gravadas, já os injetados, não.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Fiz breves testes de encaixe a seco e não vi muitos problemas. Tenha em mente que foram apenas as metades da fuselagem e as asas, e não usei muito a lixa, apenas aparei algumas rebarbas e os pontos de injeção da árvore.

Acredito que com as peças bem lixadas e coladas (e também com as partes internas completas) o encaixe deve melhorar. Os vãos que aparecem nas fotos são tão somente pela falta de pressão nas peças.

Imagem Imagem Imagem Imagem


South Front x Accurate Miniatures

Muitos devem estar se perguntando. E aí? Será que é melhor que o "ótimo" Accurate?

A resposta é SIM!

O kit da Accurate tem um melhor plástico, aquele mais tradicional, entretanto, sofre de equívocos de forma e tem um detalhamento fraco no interior.

Conclusão

A south Front lançou dois outros aviões russos antes deste, um Lagg-3 e um LA-5, ambos medíocres. Mas neste Yak-1 ela acertou em cheio. O kit é realmente muito interessante e vai impressionar os mais incrédulos.

Recomendo. Uma boa pesquisa irá ajudar a montar melhor este kit.

Obrigado HOBBYTERRA pelo exemplar deste review.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum