LaGG-3 Series 7 -11 ICM 1/48 - Kit # 48093
Dom, 17 de Outubro de 2010 23:12

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Breve Histórico

O Lavochkin-Gorbunov-Goudkov - LaGG-3 foi um caça soviético utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Era um refinamento do seu antecessor, o LaGG-1, e era o mais moderno caça da Força Aérea soviética na época da invasão alemã, em 1941.

Com toda a estrutura quase que completamente fabricada em madeira, suas partes críticas eram revestidas com verniz de baquelite. Essa tecnologia de construção com madeira laminada era mais durável, incombustível e não apodrecia. No entanto, tornava a aeronave muito mais pesada. Por conta disso, seus pilotos o chamavam de “Caixão Envernizado com Garantia”, fazendo um trocadilho, em russo, com a sigla do construtor, LaGG.
Seguindo o restante da aeronave, as assas eram estruturadas em madeira, com sua superfície em compensado.
A fuselagem era a mesma do MiG-3, mas seu armamento era considerado formidável na época.

Os pilotos não gostavam da aeronave, pois segundo eles, a preparação para o vôo demandava muito mais tempo do que outras aeronaves, assim como os problemas causados pela refrigeração líquida durante o período de inverno. Além disso os pilotos também não gostavam de voá-lo. Diziam que ele era “um monstro pesado, equipado com um fraco motor M-105”.

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O Kit

Embalado em caixa de papel cartão característica da ICM, sem nenhuma rigidez, oferece pouca segurança às peças do kit. Apresenta uma box-art representando um LaGG-3 Serie 11 na frente e, na sua parte de trás, mostra o esquema de pintura para essa variante, com indicações da Model Master para as cores.

As grades de peças vêm embaladas em um saco do tipo zip, ao contrário das embalagens seladas, mais comuns entre os fabricantes. Nessa embalagem ainda estão o manual de montagem, a grade de transparências em um pequeno saco separado e o set de decais.

As 111 peças do kit estão distribuías em três grades, mais uma para as transparências. São injetadas em plástico cinza neutro e apresentam superfície fosca e um pouco rugosa.

Tem uma baixa incidência de rebarbas e os detalhes de painéis são poucos, acompanhando as características da aeronave, construída em madeira laminada, mas são bem definidos e coerentes com a escala.

Uma característica negativa, presente nos produtos da ICM, é a ausência total de pinos de alinhamento, tanto para a montagem da fuselagem quanto das asas, o que pode trazer alguns problemas para o modelista de menor experiência. Além disso, este exemplar do kit, em particular, veio apresentando “rechupe” de material em uma das metades da fuselagem, o que demandará uso de putty para nivelamento da superfície.

As transparências, dentre as quais o painel de instrumentos, não apresentam rebarbas, são finas e translúcidas. O seu acondicionamento em saco separado fornece a necessária proteção contra qualquer dano que possa ser causado pelo contato com as outras peças do kit.

Os decais vêm em uma pequena folha e apresentam apenas opção para as duas versões propostas pelo kit (7 e 11). Possuem cores firmes, foscas e o filme é bem fino, não apresentando excessos além das imagens.

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As instruções são um caso a parte. Estão condensadas em um pequeno manual de seis páginas, que instrui nada além do mínimo necessário para a montagem e pintura, tendo o complicador de ser de difícil leitura.

Impresso em um tipo de papel muito fino, traz as pinturas para as duas variantes possíveis do modelo, 7 e 11, sendo a primeira toda branca com a parte inferior no tradicional azul claro soviético, representando uma unidade que voou pelo 3º Regimento de Guardas da Força Aérea do Báltico – Área de Leningrado – em fevereiro de 1942; e a segunda, camuflada e com a parte inferior em azul, uma unidade pilotada pelo Capitão V. Mironov do 609º Regimento de Guardas, Base Aérea de Afrikanda – Área de Murmansk – Verão de 1942.

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Conclusão

Trata-se de um kit interessante, bem realizado, que retrata uma aeronave incomum que teve papel decisivo no início do conflito Nazi-Soviético. O conjunto tem muitas qualidades, ressaltando-se aí a injeção, os detalhes e a quase absoluta falta de rebarbas, o que facilita o trabalho do modelista.

No entanto, tem um grave defeito para o modelista de pouca prática que é a ausência de pinos de localização e alinhamento, o que exigirá um cuidado extremo no momento da união das peças das asas e da fuselagem, podendo ocorres degraus difíceis de serem eliminados ou disfarçados.

Os decais são de boa qualidade, foscos e com quase nenhum excesso de filme, o que minimizará a possibilidade de “silvering”.

Trata-se, portanto de um kit de média dificuldade, podendo ser recomendado para modelistas a partir de um nível médio, bastando que se observe a questão da montagem sem pinos.

Kit adquirido na HobbyTerra.com

 
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