Stug.III Ausf.G - Early Production com Schurzen - Dragon 1/72 (7354)
Escrito por João Bosco N. Mendes   
Qui, 14 de Outubro de 2010 21:06



Dragon kit nº 7354


Breve Histórico:

O canhão de guerra Sturmgeschütz III (StuG III) foi um dos veículos blindados mais produzidos pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi baseado nos chassis do Panzer III e seus inícios estavam armados com um canhão rápido para apoio da infantaria, foi modificado até que, em 1942, se empregou extensamente como caçador de carros.

Muitas vezes, foi utilizado em companhias de carros de combate, como substituto dos modelos convencionais de torre rotativa. A série de Sturmgeschütz é provavelmente conhecida por sua excelente relação entre preço e rendimento, juntando à fiabilidade e funcionamento silencioso do PzKw III uma peça mais poderosa (Stuk 40 L/48, na série G), uma blindagem superior e uma silhueta muito mais baixa. No final da guerra se haviam construído umas 10.500 unidades. O comprimento chegava a 6,85 metros e sua altura era de 2,16 metros. Seu peso chegava a 23,9 toneladas. A velocidade máxima em estrada era de 40 km/h e em todo o terreno rondava os 25 km/h. Tinha boa autonomia, e  podia cruzar até 155 km de distância.

Foi utilizado pela Alemanha, Itália, Finlândia, Espanha e Síria. Estes 3 últimos países conservaram os seus StuG III até aos anos 60. O derradeiro confronto militar onde terão participado alguns StuG III, terá sido na Guerra dos 6 dias, em 1967, onde o exército Sírio alinhou alguns destes canhões de assalto, juntamente com vários PZ KW IV.

O Modelo:

O kit vem numa caixa de tamanho pequeno, bem acabada e resistente, apresentando os detalhes do kit nas laterais. O Manual de Instrução é em folha única, muito bem explicado, em papel couchet, com a referência de cores das peças. Utiliza-se o padrão de visão explodida, com setas sempre indicando a posição correta do encaixe das peças. A montagem está dividida em 07 etapas, minuciosamente detalhadas.

Possui aproximadamente 100 peças, com photo-etched e lagartas em estireno. Está dividido em 07 árvores (A, B, C, D, E, J e MA), protegidos em 04 embalagens de saco plástico, uma só para o casco e outra só para o hull.

As peças são injetadas em plástico cinza claro, de excelente qualidade, sem rebarbas, sem marcas de extrusão, corretamente indicadas, com ótimo encaixe. Vale destacar o nível de detalhe das rodas, do casco de baixo, do hull superior e da parte de trás. Também salta aos olhos o detalhamento do photo-etched do gradil dos motores e da parte de baixo.

O kit oferece 06 opções de pintura, com desenhos coloridos, e decals de boa qualidade para a execução da decoração.

1) 2.Pz.Jg.Abt., 12.Pz.Div. Estônia 1944
2) Stug., Abt.Pz.Gren.Div., “Das Reich”, Kursk 1943
3) Stug., Abt.Pz.Gren.Div., “Totenkopf”, Kursk 1943
4) 103.Pz.Abt., 3.Pz.Gren.Div. Itália 1943
5) 301.Pz.Abt. (Fkl), 2.Pz.Div. Normandia 1944
6) 3 Co., 302.Pz.Abt. (Fkl), Varsóvia 1944

 

Conclusão:

Como já esclarecido, trata-se de um kit de excelente qualidade, como é padrão dos modelos Dragon em geral,. Bem indicado para modelistas intermediários e/ou iniciantes.

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum