M4A3 (105mm) with deep wading kit - Dragon 1/72 (7330)
Escrito por Alexandre Batista   
Qui, 14 de Outubro de 2010 11:17

Imagem

Dragon Armor Pro item 7330

Todos os M4A3 armados com o canhão de 105mm foram construídos pela Crysler no Arsenal de tanques de Detroit. Segundo a pesquisa, a série M4A3 começou em Maio de 1944 com variações que iam desde a suspensão (VVSS, HVSS) e versões que apresentavam o antigo padrão de cúpula do comandante com portas duplas (devido a indisponibilidade na época do nova padrão).

O kit perfeitamente injetado sem nenhuma rebarba e com detalhes finíssimos vem bem acondicionado em uma caixa tradicional padrão Dragon, tendo seus 06 (seis) sprues embalados individualmnente em sacos selados, acrescidos do pacote com as lagartas "DS" e uma última cartela onde vem fixados a folha de photoetchs, uma seção de cabo de aço e a folha de decais

.Imagem

A folha de instruções é clara e perfeitamente impressa segue o padrão de qualidade dos kits Dragon. Apresenta indicações de uso de tintas HOBBY COLOR, MR. COLOR e MODEL MASTER. Deixando de lado a apliacção de técnicas particulares de pintura diversas e/ou subprodutos, seguindo o manual você precisa apenas de 04 (quatro) cores para a realização da tarefa ... já que em se tratando de veículos americanos do período, nada fugia do padrão Olive Drab.

Ao contrário dos tradicionais calibres normalmente explorados comercialmente nas miniaturas dos Shermans (75 e 76mm), esse kit Dragon trás o calibre de 105mm tendo o seu cano moldado em uma única peça, evitando o desconforto encontrado inclusive em grandes escalas de ter que colar duas metades de uma peça cilíndrica que geralmente acaba com um resultado pouco aceitável ou que requer muito trabalho (e que evita a necessidade para os menos exigentes do uso de algum acessório como cano em metal - que se diga de passagem, a empresa ABER possui o cano em alumínio na escala para essa versão ref.: AB 72L-37 - também vendido pela HobbyEasy).

A textura da moldagem da torre está lá presente, ficando de fora somente os números e símbolos da origem da moldagem. O kit apresenta ainda o mantelete e o escudo do mantelete em duas peças separadas bem como detalhes internos das escotilhas e cúpola do comandante.

Como mencionado acima para a parte interna das escotilhas, independente de ser visto ou não, os detalhes não são deixados de lado, vide a parte inferior do casco com todas as chapas e partes da suspensão presentes.

123 partes em plástico cinza (das quais 13 ficam de fora - provavelmente utilizadas nos dois outros kits também recém lançados na versão com armamento de 75mm e acompoanhado de uma barcaça de desembarque LCM) + outras 18 partes em photoetch, uma seção de cabo de aço, sem esquecer das duas lagartas no já tradicional sistema de uma peça "DS" (Dragon Styrene 100), uma combinação perfeita que agrega qualidades do poliestireno e do vinil e que pode ser colada com facilidade pelas colas líquidas empregadas normalmente pelos modelistas (Tamiya por exemplo). Já tive o prazer de vê-las instaladas em outro kit da mesma escala recentemente e o resultado é realmente muito bom.

Só para exemplo da qualidade da injeção e dos detalhes do kit (sem levar em conta que a .50 é uma das peças relacionadas como "sobra" de montagem segundo o manual) ... a caixa de sucatas agradece.

A suspensão com peças bem trabalhadas não me pareceu em uma primeira análise capaz de permitir articulações para ajustes em terrenos de vinhetas e/ou dioramas sem que haja uma intervenção maior por parte do modelista, mas isso não diminui em nada a qualidade do kit

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Decais Cartograph bem impressos e praticamente sem filme. Aí entra um pequeno detalhe. Apesar de serem de qualidade conhecida, a versão retratada da 7th Armored Division pode representar um problema, já que pede a aplicação de uma marcação exatamente por cima da portinhola do muiniciador da torre ... existe aí a possibilidade do emprego de algum amaciante para evitar transtornos com o decal.

E para deixar a coisa toda mais interessante, o modelo vem ainda com "deep wading kit" representado em uma belíssima folha de photoetch ... um para a entrada de ar do motor e o outro para a exaustão. o emprego de tal acessório permitia aos tanques na época tomar parte em ações anfíbias no papel cruscial de suporte as tropas durante os desembarques e mais peças para substituição das plásticas originais do kit (paralamas frontal e grades protetoras dos faróis e da metralhadora)

Decais para duas versões:

1ª - 7th Armored Division ETO 1944
A divisão desembarcou entre 10 e 12 de Junho de 1944 nas paias de Omaha e Utah

2ª - 3rd Armored Division ETO 1944
Segundo pesquisa, apesar da divisão ter desembarcado na praia de Omaha na França em 24 de Junho de 1944 (Dia D+18), a maior parte de seus tanques foi equipado com o "deep wading kit".

Kit mais do que recomendado!!! Como todo modelo nessa escala, toda atenção é bem vinda, seja na retirada e limpeza das pequenas peças ou no trabalho de dobra dos photoetchs.

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum