S.L.C. 200 "Maiale" - Italeri 1/35
Escrito por Edson Alves   
Sáb, 02 de Outubro de 2010 09:56

Italeri item 5605

Com as perdas da Marinha Italiana para a Royal Navy no Mediterrâneo, eles tiveram que apelar para a criatividade, e foi assim que o "Maiale" ("Porco") nasceu. Tratava-se nada mais nada menos do que um torpedo guiado por dois tripulantes, cuja finalidade era se infiltrar em portos aliados, onde se retirava a ogiva, que era presa magneticamente ao casco dos navios inimigos, e tentar retornar à salvo antes da explosão programada.

Por mais tosca que a idéia parecesse, os italianos conseguiram o afundamento ou danificação de 15 embarcações durante a Guerra, incluindo aí os Cruzadores britânicos 'Valiant' e 'Queen Elizabeth'. Foram construídos 50 destes mini-submarinos, sendo que alguns poucos exemplares ainda são existentes e encontram-se preservados em museus.

O KIT

A Italeri realmente caprichou nesse - além de ser um tema diferente e bem curioso, o cuidado que ela cercou o trabalho faz deste um 'must have' para os amantes do modelismo naval e modelistas em geral.

São duas árvores em plástico de ótima qualidade, sem rebarbas, uma para as peças do "Maiale", outra para os submarinistas. Além disso, acompanha uma folha de PE que dará um ótimo efeito no modelo, uma pequena folha de decais e um excelente livreto de referências para a montagem do kit. Além disso também foi enviada uma folha de acetato transparente para se fazer a pequena janela do veículo.

São vários os detalhes - muitos são bem pequenos e requerem cuidado ao serem separados da árvore, com destaque para a textura de madeira do suporte do 'porcão'.

Os tripulantes são bem detalhados, um totalmente equipado e outro sem a máscara de mergulho, que me pareceu bastante 'italiano' (pelo menos, se parece muito com o gerente da pizzaria perto daqui de casa). Meu único senão é que as dobras das roupas de mergulho me pareceram um pouco exageradas.

O set de PE vem com a hélice, as guardas do pés, e a interessante proteção da hélice, que é montada com a ajuda de uma guia que vem no kit. Decais são simples, com reprodução dos mostradores de instrumentos e uma marcação para um "Maiale" específico.

A folha de instruções é muito interessante, principalmente porque é toda em fotos(!), facilitando muito a compreensão da montagem - adorei isso!

E o mais legal - o livreto de fotos, com a história do "Maiale" e várias fotos de época, além do wlakaround de um modelo preservado em um museu italiano, que será utilíssimo para o detalhamento do modelo - nota 10 para a Italeri!!!

E para completar, também acompanha um kit uma folha de cartão com a reprodução da arte da caixa. Mas na minha opinião, o italiano com a cabeça descoberta ficou parecendo um 'Thunderbird'.

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum