Panzer IV F-2 1/72
Escrito por Ricardo Hadad   
Qui, 30 de Setembro de 2010 23:04

Dragon kit 7359

A História

O Panzer IV foi o único blindado do exército alemão que foi produzido durante toda a Segunda Guerra Mundial, totalizando 8.800 unidades entre 1936 e 1945. Graças à sua confiabilidade mecânica, o Panzer IV continuou em serviço após o conflito em países como Finlândia e Síria. Ele foi recebendo gradativamente melhorias para poder acompanhar a evolução natural dos equipamentos inimigos ao longo do conflito. A versão F2, surgida em 1941 como uma evolução da anterior (F1), possuía um canhão de 75 mm com maior velocidade e poder de penetração nas blindagens inimigas. Ele atuou em diversos fronts, incluindo o temido front russo e o Norte da África, onde era conhecido pelos Aliados por Mk IV “Special”.

Kits Anteriores

Por um bom tempo a única opção disponível de Panzer IV F2 era na escala 1/76 com o kit da Airfix, surgido em 1971. Embora possua dimensões corretas, alguns detalhes requerem correções para conseguirmos um bom resultado. Em 1999, a Hasegawa lançou o Panzer IV F2 na escala 1/72, representando uma revolução, com um kit com muitos detalhes bem representados. Infelizmente as rodas eram medíocres (corrigido depois em variantes posteriores) e as lagartas, apesar de serem concebidas para dar idéia de movimento, estão incorretas.

Detalhes do Kit da Dragon

O kit recém lançado da Dragon foi projetado com grande cuidado nos detalhes, tornando de certa forma difícil enumerar todos dentre as suas mais de 150 peças, pois muitos dos quais recentemente sequer eram imaginados na escala 1/72. Destacamos: linhas de solda em todo o casco e na torre; a parte inferior do casco completamente detalhada; detalhes internos e externos de todas as escotilhas; detalhes internos dos basculantes de ventilação; canhão, metralhadoras e escapamento previamente furados; para lamas com detalhes superiores e inferiores; lâmpadas traseiras detalhadas, podendo escolher entre aberta ou fechada; a parte traseira desmembrada em muitas partes de maneira inédita e detalhada para kits de Panzer IV.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Oportunidades de Melhoria

O baú atrás da torre é detalhado e pode ser aberto, embora haja necessidade de cortar as metades e eliminar as marcas de injeção internas com cuidado para não estragar os detalhes; as portas laterais necessitam ser cortadas com cuidado caso desejem ser abertas; as árvores, de um modo geral, possuem pontos de contato relativamente grossos para peças tão delicadas, carecendo de cuidado extra para removê-las; falta de cabos para reboque, um item que era incluído pela própria Dragon em outros kits; alguns Panzers IV F2 possuíam uma armação em forma de “A” colocada embaixo do canhão para evitar estragar a antena do rádio e essa peça não foi incluída; a ilustração da tampa apresenta 2 pequenas caixas metálicas do lado esquerdo, mas não foram incluídas.

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

As versões apresentadas no kit são:

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum