SM. 79 Sparviero - Italeri 1/72 (1290)
Escrito por Júlio Martins   
Qua, 29 de Setembro de 2010 22:20

Italeri item 1290

 

O Savoia-Marchetti SM.79 foi o mais importante e conhecido bombardeiro italiano de todos os tempos. Conhecido como "Sparviero", ou ainda, simplesmente apelidado como "maldito corcunda" por seus inimigos, levou com sucesso os ataques da Regia em vários fronts da WWII.

Desenvolvidos a partir de aeronaves civis, entrou em serviço no final de 1936, bem a tempo de ver combate na Guerra Civil Espanhola.

Com o romper da segunda grande guerra, a Itália tinha aproximadamente 1000 bombardeiros, sendo metade destes, Sparvieros. Foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores aviões-torpedeiro baseado em terra de toda a WWII. Podia carregar 1.250 Kg de bombas em seu compartimento interno ou dois torpedos.

De linhas diferenciadas e com seus três motores Alfa-Romeo 126 RC.34, é o SM. 79 um dos aviões mais facilmente reconhecidos pelos fãs da aviação.

O Kit

Trata-se de um rebox, com novos decais, de um kit relativamente novo. Dentro da caixa observamos três galhas de peças plásticas, sendo duas cinza claro e uma de transparências, embaladas individualmente em sacos plásticos lacrados com aproximadamente 70 peças no total.

A montagem inicia de forma tradicional pelo cockpit, com bons detalhes em alto e baixo relevos. Painel em decal. Na fuselagem, janelas com transparências individuais e porta que pode ser montada aberta desvendando o interior da aeronave. Toda a estrutura está representada em alto relevo, e me parece ser uma ótima base para super-detalhamento. Transparências de ótima qualidade.

Na parte externa, as linhas de painel são rebaixadas e a boa qualidade do plástico não apresenta porosidades ou distorções. Destaque para as representações de entelamento nas superfícies de comando, todas separadas, proporcionando montagem com posicionamento desalinhado, o que sempre possibilita maior impacto visual no modelo.

Porão de rodas me parecem bons. Uma pesquisa será necessária para maior detalhamento. Trens de pouso e rodas de ótima aparência.

Motores com pistões bem representados, com destaque para os hélices que apresentam bela proporção em escala, sendo finas e delicadas.

Instruções claras com passo a passo bem desenhado, em preto e branco. Instruções de pintura indicam cores da Model MAster, com 4 vistas para cada aeronave.

A folha de decais, apesar de não apresentar dica do fabricante, mostra a tradição dos excepcionais italianos. Nenhum filme extra, cores firmes e no registro, inclusive com decais prateados. Fantásticos.

Decais para 5 versões completam o pacote, sendo três camufladas em padrões distintos e duas em verde escuro.

Conclusão

Ninguém melhor que os italianos para desenvolver um bom Sparviero. Altamente recomendado a todos os amantes da aviação.

Iniciantes não encontrarão problemas e experiêntes terão uma ótima base para criar.

Agradecemos a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum