Macchi Mc 202 Folgore Combo 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sáb, 25 de Setembro de 2010 16:23
Imagem

Hasegawa kit 00992


O avião

No inicio dos anos 30 a Itália tomou duas decisões que teriam graves conseqüências na eficiência de sua força aérea durante a 2ª guerra: A primeira e mais conhecida foi a manutenção do desenvolvimento de bi planos quando estes já mostravam que não páreo para os aviões monoplanos. A segunda, menos divulgada, mas igualmente prejudicial, foi o abandono do desenvolvimento de motores em linha e favor dos radiais, decisão tomada por pressão das industrias italianas. Desta forma o único avião moderno que os italianos tinham no começo da guerra, o Macchi Mc 200, tinha um desempenho medíocre devido ao seu motor radial de baixa potência. Quando finalmente perceberam que não conseguiam fabricar motores radias potentes o suficiente, só restou aos italianos a opção de procura por projetos alemães.

Imagem

Assim nasceu o Macchi 202, que basicamente era o Macchi 200 com a parte frontal modificada para receber um motor em linha Daimler Benz DB 601. O novo avião rapidamente se mostrou muito superior a tudo que os italianos tinham no seu inventário. Rápido, manobrável e resistente, o Folgore (Relâmpago) deu pela primeira vez aos pilotos italianos uma avião capaz igualar o desempenho da maioria das máquinas aliadas. O Folgore participou de todas as principais ações italianas desde o deserto norte africano até as estepes russas. Seu principal problema era o armamento. Inicialmente tinha apenas duas metralhadoras de 12,7mm no capo do motor. Posteriormente mais duas de 7,9 mm foram acrescentadas as asas, mas seu poder de fogo era muito baixos e muitos pilotos preferiam retira-las para diminuir o peso do avião.

O Mc 202 foi o mais importante avião italiano da segunda guerra, e provavelmente um dos mais bonitos a participar do conflito.
Imagem Imagem

O Kit

A novidade aqui não é o modelo, já bastante conhecido, mas o fato de a Hasegawa ter lançado uma caixa contendo dois modelos por um preço especial. A caixa foge ao padrão tradicional da marca e ao invés de uma ilustração traz dois belos perfis coloridos de aviões do 4º Stormo ( O 4° Baracca).

A folha de instruções segue o padrão da marca, em preto e branco com instruções simples e claras. A única diferença aqui é que o manual, ao contrário dos modelos anteriores, indica a modificação que precisa ser feita nos profundores para representar os aviões anteriores a série XI. Não é uma modificação difícil, mas o correto seria fazer como a Italeri que fornece os dois tipos de profundores no seu kit do 202.

Imagem Imagem

Nas árvores nenhuma surpresa, o mesmo antigo kit que segue o padrão de qualidade da marca. Peças sem rebarbas, linhas de painel em baixo relevo finas e bem definidas, detalhes nítidos e sem defeito de injeção. O cockpit tem apenas o básico sem qualquer detalhe lateral. O porão de rodas é vazado e demanda algum trabalho para ficar com uma boa apresentação.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Aqui uma comparação entre o profundor do kit da Italeri (mais claro), correto para os modelos desta caixa, e o que vem no kit da Hasegawa.

Imagem

As transparências são de boa qualidade, finas, razoavelmente translúcidas e sem distorções.

Imagem Imagem Imagem
A folha de decais é bem impressa, com os detalhes nítidos e sem problemas de registro.

Imagem Imagem


As opções oferecidas são:

Capt. Franco Lucchini, 84ª Squadriglia, 10° Grpo, 4° Stormo, setembro de 1942

Sgt. Maj. Teresio Martinoli, 73ª Squadriglia, 9° Gruppo, 4° Stormo Julho de 1942

Tem. Giorgio Solaroli, 74ª Squadriglia, 23° Gruppo, 3° Stormo, Janeiro de 1943


Apesar de serem belas escolhas é um tanto decepcionante que numa caixa com 2 modelos se tenha apenas 3 opções, quando isto é o que vem normalmente na caixa com apenas um modelo.

Conclusão:

O grande atrativo deste combo é a possibilidade de obter dois aviões por um preço mais em conta. Mesmo sendo um molde antigo ele esta dentro dos melhores padrões de qualidade e uma boa chance de montar mais de uma versão deste belo avião.

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum