Gloster Meteor F3 - 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sáb, 25 de Setembro de 2010 15:45
Imagem

Cyber –Hobby (Dragon) Kit n° 5044

Quando se fala nos primeiros jatos de combate o nome que sempre vem a tona é o do Messerschmitt Me 262, poucos se lembram, ou sabem, que no mesmo período que o caça alemão entrou em operação os ingleses também já tinham um jato operacional . Desenvolvido a partir da especificações F9.40 do governo britânico o Meteor provou ser um avião extremamente versátil. Ainda que não tivesse os refinamentos aerodinâmicos do jato alemão o Meteor tinha uma configuração bastante avançada. A cabine de pilotagem bem a frete, os armamentos fora da linha de vista do piloto são duas características que fizeram parte de todos os desenhos futuros de jato. Sua principal vantagem sobre o Me 262 era a confiabilidade dos motores de fluxo centrifugo. Ainda que este tipo de motor acabasse sendo abandonado no futuro era, devido à tecnologia da época, a melhor escolha. O Mig 15, principal avião soviético dos anos 50, usava este tipo de motor.

Os primeiros Meteor foram usados apenas para interceptação das bombas foguete V-1, os ingleses temiam que um avião capturado pudesse revelar seus segredos aos alemães. No fim da guerra alguns exemplares foram levados para o continente e operaram a partir da Bélgica e Holanda, mas participaram apenas de alguns ataques ao solo e missões armadas de reconhecimento. O tão esperado primeiro combate entre jatos só viria muito depois.
 
Imagem Imagem

O Kit

Até hoje o único modelo do Meteor F3 nesta escala era o antigo Airfix, o novo modelo da Cyber –Hobby vem preencher esta lacuna e chega com muito para mostrar.

O manual é simples, em preto e branco, mas com detalhes claros e fácil de seguir. A indicação de cores tem numeração para tintas Gunze e Model Master

Imagem Imagem Imagem Imagem

Todas as árvores do modelo vêm embaladas individualmente. A qualidade da injeção é muito boa, sem rebarbas ou marcas. Os detalhes nítidos e a linhas de painel de espessura adequada, ainda que talvez pudessem ser um pouco mais finas.

Imagem Imagem

Alguns detalhes chamam a atenção, todas as superfícies de controle podem ser colocadas na posição acionada, para isso os lemes têm sua face de contado com as asas corretamente arredondadas. A asa por sua vez tem os recessos na forma correta para receber os lemes acionados, excelente!! .

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem

As rodas já apresentam a deformação para representar o peso do avião sem exageros. O interior tem detalhes simples, mas adequados a escala. Imagino que não demorará para saírem os complementos em resina para quem gosta de detalhar mais esta área.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Acompanha um pequeno set de PE para os freios aerodinâmicos. As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translúcidas.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Os decais são finos, com registro perfeito e nítidos mesmo nos pequenos detalhes.

Imagem Imagem

São seis as versões de montagem oferecidas:

No 616 Sqd. RAF, Lübeck 1945
No 74 Sqd, RAF, Colerne 1945
No 616 Sqd. RAF, England 1945 (Na verdade , Melsbrook, Belgica, 1945)
No 257 Sqd. RAF, Horsham St. Faith 1947
No 500 Sqd, RAAF, West Malling 1948

Conclusão:

Finalmente este importante avião tem uma representação a altura na 1/72, um kit imperdível para quem gosta do tema, tomara que venham outras versões, incluindo as usadas pelo Brasil.

 
Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum