Sdkfz 251 Ausf C & 3,7 cm Pak 35/36 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sáb, 25 de Setembro de 2010 00:00
Imagem
Quando os alemães começaram a desenvolver as suas divisões blindadas sentiram a necessidade de um veículo especializado que permitisse a infantaria avançar junto como os tanques. Os caminhões tradicionais não tinham a necessária proteção NE a capacidade para trafegar em qualquer terreno como os tanques. Um veículo totalmente sobre lagartas, que seria a solução ideal, estava além da capacidade de produção da industria alemã na época. Os alemães já tinham em produção veículos em meia lagarta e a solução mais viável era dotar estes veículos de proteção adicional e espaço interno que permitisse o transporte de pelo menos um esquadrão ( 10 homens). Assim usando os chassis do Sdkfz 11 e adicionando uma superestrutura blindada, nasceu o SdKfz 251, que pode ser considerado o primeiro APC ( Veículo blindado de transporte de tropas).

O novo veículo se mostrou bastante versátil e nada menos que 22 versões diferentes foram produzidas, adaptando-o a uma série diversa de funções. Transporte de tropa, veículo de engenharia, veículo de comando, veículo antitanque, são apenas algumas das funções em que foi empregado.

Imagem Imagem Imagem

O pak 35/36 era a arma padrão antitanque alemã no inicio da guerra. O canhão de 37 mm era leve, simples de operar e de manter. No entanto já em 1940 mostrava sua incapacidade de lidar com os veículos franceses e ingleses mais pesados. Na invasão da Rússia esta limitação ficou ainda mais evidente e a solução encontrada foi dotá-lo de uma munição especial, com núcleo de tungstênio. No entanto a disponibilidade de tungstênio era escassa e por ordem do próprio Hitler a fabricação deste tipo de munição foi suspensa. Em vias de ser aposentado o Pak 35/36 recebeu uma sobrevida ao ser dotado de um novo tipo de munição de carga oca, disparada na ponta do cano. Desta forma foi utilizado até praticamente o fim do conflito.

Imagem Imagem

O kit


A Dragon vem lançando uma série de versões do 251, nesta caixa além do próprio veículo, na variante C, vem um canhão rebocavél Pak 35/36.

As instruções são bem impressas em papel de ótima qualidade e com as versões de pintura em vistas coloridas.
Imagem Imagem Imagem

A qualidade da injeção é muito boa, sem rebarbas ou falha nos detalhes. A riqueza de detalhes impressiona para esta escala. As rodas tratoras apresentam corretamente sua forma facetada, rodas e pneus estão bem representados também. O fato da parte central dos rodeios ser uma peça única englobando várias rodas, em nada prejudica o aspecto do modelo e facilita bastante a montagem. Os detalhes internos como bancos , painel e armas e outros acessórios são muito bem feitos.
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

As esteiras são do tipo DS, um estireno flexível que tem a mesma flexibilidade do vinil, mas que é possível colar com o mesmo tipo de cola que se usa no plástico do kit. Minha experiência com este tipo de esteira foi a melhor possível. As formas da esteiras estão corretas mas os detalhes não são tão definidos como em outros modelos da linha.

Acompanha ainda um pequeno set de Photoetch para se fazer o escudo da metralhadora e outros pequenos detalhes.

Imagem Imagem

O canhão é fornecido em uma árvore separada , muito bem detalhado e com o cano já furado. Seria interessante se as partes que compõe o escudo viessem separadas para se poder monta-lo com algumas delas dobradas. Também senti falta da munição de carga oca, que seria de se esperar já que a maioria das versões oferecidas é do fim da guerra.
Imagem Imagem Imagem Imagem

A folha de decais é bem impressa e sem falhas, os números para as placas são decais individuais o que permite um sem número de configurações, achei apenas que a distância entre os números é pequena o que vai dificultar sua retirada da folha.

Imagem Imagem

As versões oferecidas são:

Pz Gren. Rgt 10, 1ª Pz. Div., Kursk 1943
24ª Pz. Div., Front Oriental 1942
Pz Gren. Regt 12, 4 Pz. Div., Kurland 1944
Grosdeutschland, Front oriental 1942

Conclusão:

Mais um excelente kit da Dragon que devido a qualidade dos moldes e a riqueza de detalhes esta virando o padrão da militaria 1/72.

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review



 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum