Boeing 767-300 Aeroflot - Zvezda 1/144
Escrito por Luiz Carlos   
Seg, 06 de Setembro de 2010 21:09
Imagem

Breve historico

Fabricado pela Boeing C. Airplanes, foi planejado para atender uma exigencia do mercado, que necessitava de uma aeronave intermediaria entre o 737 e o 747, tendo feito seu 1o voo em 26/09/1981.

Trata-se de um aeronave WideBody (fuselagem larga) com 2 corredores e capacidade entre 200 e 300 passageiros, longo alcance (até 14.500 kms no modelo -300 ER Extend Range) e baixo custo operacional (numa viagem entre Nova York-Londres gasta cerca de 227 lts de QAV-1 por passageiro).

Foi o 1o WB projetado para que apenas 2 pilotos pudessem comandá-la, não exigindo o uso do Flight Enginner.

O 767 tornou-se uma das aeronaves mais populares para a realização de vôos de travessia do Atlântico, sendo pioneira no uso de ETOPS ( Extended Twin-Engine Operations ) , que é um certificado que as aeronaves bimotoras recebem para poder voar mais tempo sobre áreas aonde não existe uma alternativa próxima.

Várias versões foram projetadas desde o -200 ate o -400, com vários operados no mundo e agora com uma sobrevida como cargueiros (300F) e tanques (KC 767).

No Brasil voa/voou nas cores da Transbrasil, Varig, ABSA,TAM, BRA, Gol, Oceanair.

Algumas curiosidades sobre o 767 :

O 767 foi o primeiro jato widebody a ser alongado duas vezes.

O 767-300 é 6,43 m mais longo do que o original 767-200 e o novo 767-400 ER é 6,4 m mais longo do que o 767-300.

O deslocamento de ar produzido por uma turbina do 767-400 ER na decolagem pode inflar o dirigível da Goodyear em sete segundos.

O 767 é o avião favorito nas rotas Atlânticas; ele voa sobre o Atlântico mais frequentemente do que todas as outras aeronaves juntas.

O 767-300 ER e 767-400 ER podem carregar 110 mil litros de combustível - suficiente para encher 1,2 mil minivans. Leva apenas 28 minutos para abastecer a aeronave.

Existem 145 km de fiação elétrica em um 767-200 ER, 188 km em um 767-300 ER e 201 km em um 767-400 ER.

O Kit da Zvezda

Ao contrário que muitos pensavam - um re-boxing do kit da Revell - este kit é totalmente novo e muito bem feito!

Abrindo a caixa da Zvezda, encontramos injetados em estireno cinza claro, 6 sprues, sendo 5 com as partes do avião ensacadas juntas e uma transparente, contendo o parabrisa e as transparencias das janelas, em saco zipado separado.

Finissimo baixo relevo, podemos afundar um pouco mais os relevos, vai dar trabalho mas o resultado será compensador.
Imagem Imagem Imagem

Caso contrário, temos de ter cuidado durante a pintura para não carregar demais nas tintas e cobrir detalhes do relevo.

Motores e demais superficies moveis são muito bem feitos.

O que me chamou mais atenção neste kit foram os trens de pouso, um dos melhores que já vi num kit de aviação civil, muito bem feitos e com bons detalhes nas rodas e pneus.

Gostei muito das peças que compoem os sistemas de freios, separados e bem realistas (pçs 23/23 e 24/24) , vejam só no destaque:
Imagem Imagem Imagem

Outra coisa interessante é a peça asa/fuselagem, as raizes estão modeladas junto com a barriga e se encaixam bem na fuselagem, proporcionando um aspecto agradável na montagem e deixando o diedro das asas corretos.

Imagem

Um ponto negativo do kit: não há antenas e outros pequenos detalhes que deverão ser feitos em scracht, mas nada que com calma, paciencia e uma boa cerveja não resolva. Quem sabe num futuro proximo a Zvezda copie o que a Hasegawa fez no seu excelente Embraer 170, injetando antenas extras.

Para mais detalhes, podemos consultar vários sites que trazem o 767 em detalhes.

Fazendo Dry Fit, bons encaixes no geral.
Na junção de asas/fuselagens será necessário lixar um pouquinho para um melhor encaixe sem necessidade de muito putty.

A transparencia assenta muito bem, sem ser necessário ajustes. Outro detalhe interessante é o porão das rodas do trem principal, conforme assinalado no circulo menor. Gostei :ok

Imagem Imagem Imagem

Quanto aos decais,aparentam serem de boa qualidade, não há filme sobrando e as cores parecem estar corretas. Espero que sejam melhores dos que vem com o TU - 154.

O modelista poderá optar entre o 767 da AEROFLOT ou do demonstrador da BOEING.

Imagem

Pretendo fazer a ultima pintura da Transbrasil, para tanto já disponho dos decais da FCM, muito bonita.

Para nossa temática, a Força Aérea Italiana opera o KC 767. Algumas modificações terão de ser feitas, mas o resultado final valerá a pena.

Maiores informações aqui :
http://www.boeing.com/commercial/767fam ... round.html

Os decais para esta versão podem ser adquiridos na DrawDecal, além de outros, caso o modelista deseje fazer outras marcações militares ou civis.

Conclusão
Trata-se de um otimo kit que fará bonito qualquer que seja a pintura escolhida.
Quem sabe possamos fazer uma frota de 767 que voam/voaram aqui no Brasil, temos os decais da FCM e com algumas modificações no kit ou uso de sets de conversão da BrazModels, poderemos fazer as várias versões.
To pensando seriamente em comprar outro 767!

Vamos esperar o 787 (o meu já está encomendado na Hobbyterra.com) e quem sabe a Zvezda lance outros modelos da Boeing que são operados pela Aeroflot.

Altamente recomendado!
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum