Albatros D.III Oeffag 253 - Eduard Profipack 1/48 (8242)
Escrito por Júlio Martins   
Qui, 26 de Agosto de 2010 19:44

 Eduard item 8242

Breve histórico

No outono de 1916, Oesterreichische Flugzeugfabrik AG (Oeffag) recebeu licença para fabricar o Albatros D.III em Wiener-Neustadt. As entregas começaram já em maio de 1917.

As aeronaves Oeffag eram produzidas em três versões (séries 53, 153 e 253), usando os motores Austro-Daimler 138, 149, or 168 kW (185, 200, or 225 hp), respectivamente. Tais motores proviam performance superior aos Mercedes D.IIIa, que equipavam as versões alemãs.

Curioso nesta aeronave é que era comum que os pilotos austríacos removessem o spinner das aeronaves iniciais, pois cosatumavam cair durante o vôo. Assim, a aeronave 112 já saiu da linha de produção com o novo nariz redondo que eliminava o spinner. Testes alemães em túnel de vento, posteriormente, foram capazes de comprovar que este novo nariz aumentava a eficiência do hélice e aumentava a velocidade final em mais 14km/h.

As variantes Oeffag eram armadas com duas metralhadoras Schwarzlose de 8mm, normalmente internas na fuselagem, o que impedia o acesso do piloto às armas. Posteriormente foram realocadas sobre a fuselagem a pedido dos pilotos.

Engenheiros da Oeffag notaram falhas nas asas do D.III e modificaram a estrutura das asas inferiores, o que resolveu definitivamente os problemas estruturais do avião.

Os Oeffag se mostraram aeronaves populares entre seus pilotos, robustas e eficientes. Foram construídos aproximadamente 526 aeronaves entre maio de 1917 e o armistício.

O kit

Antes de olharmos atentamente o que vem na caixa, é necessário saber o que a Eduard fez para colocar este kit no mercado.

Este é o primeiro kit fabricado segundo a nova tecnologia da empresa, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e de alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora.

Esta tecnologia foi implantada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora, momento de lançar o primeiro kit completo.

Agora, vamos ao kit. Trata-se de um Profipack, com 61 peças plásticas, photoetch colorido, máscaras pré-cortadas para pintura, decais Cartograf e instruções coloridas.

Meses atrás vimos o lançamento do Fokker D.VII MÁG, que usava o mesmo motor deste Oeffag. Montei um daqueles kits, e o resultado com o motor foi ótimo. A montagem precisa para tantas peças pequenas e detalhadas. É um kit completo sozinho, uma verdadeira pérola.

O cockpit se monta com 13 peças plásticas e outros tantos PEs e decais. Completíssimo, com todos os detalhes.

Detalhes externos da fuselagem precisos e delicados, com finas linhas de painel rebaixado e outros tantos detalhes em relevo quando necessário.

Asas com nervuras espetaculares. Todos os detalhes de costura e forma estão alí. Leme, profundores e ailerons em peças apartadas para maior vida e movimento ao kit.

Todas as peças estruturais são de perfeita injeção. Não há falhas, torções ou rebarbas. Os pontos de contato com as galhas são delicados e não comprometem a extração das peças.

Instruções, decais e versões de pintura

Decais impressos pela Cartograf.com, o que já dispensa comentários. Brilhosos e completos para cada uma das aeronaves que você decidir fazer. Cores firmes, registro perfeito, decais finos e com quase nenhum filme em excesso.

Instruções em livreto com 12 páginas de papel couchê, indicam a montagem sem sobressaltos. Belos profiles coloridos com 4 vistas de cada aeronave possível dão o toque final.

São cinco possíveis versões de pintura para este 253:

* 253.24, Oblt.i.dRes. Benno Fiala, Flik 51/J, Ghirano, Setembro de 1918
* 253.32, Flik 63/J, Portobuffolee, Setembro de 1918 (Rudolf Němec)
* 253.36, Oblt. Othmar Wolfan, Flik 56/J, Agosto de 1918
* 253.116, Oblt. Friedrich Navratil, Flik 3/J, Outono de 1918
* Albatros D.III (Oef) 253.116 Sgt., Adolf Blaha, Novembro de 1919

Conclusão

Este kit vem sendo anunciado pela Eduard desde janeiro de 2010, ao menos foi a primeira vez que ouvi falar dele, já como prenuncio de uma n ova tecnologia a ser implementada pela empresa Tcheca. A espera não foi em vão.

Os detalhes são soberbos, de incrível delicadeza, injeção limpa, decais fantásticos, photoetch colorido de qualidade. Nota 10!

Altamente recomendado para todo fã de aviação, aliás, para todo modelista interessado em um kit excelente, diferente e bonito.

As fotos do modelo montado e pintado falam por sí.

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum