Lavochkin LA-5 FN - Zvezda 1/48 e PE Eduard FE386
Escrito por Maurício Alves   
Qua, 18 de Agosto de 2010 12:06
Imagem

Zvezda item 4801
Breve histórico:

O La-5FN era a versão melhorada do caça La-5. Na criação dessa aeronave, os projetistas implementaram todas as melhorias necessárias com base em estudos aprofundados em túnel de vento, além de reduzirem o peso total da estrutura e empregado o motor M-82FN, bem mais potente que o seu antecessor.

O La-5FN era capaz de realizar curvas fechadas com perfeição, e não tinha somente uma maior velocidade e razão de subida, como também era extremamente manobrável. Entrou em ação na Frente Russa no Verão de 1943, e participou da Batalha de Kursk. Os combates aéreos de então mostraram a plena superioridade do La-5FN sobre as melhores versões dos caças alemães.

Em relação à sua capacidade de combate, o La-5FN tornou-se o mais forte avião de caça da Frente Russa. Registrou-se com o piloto N. Kozheduba um total de 45 vitórias no comando de um La-5FN. No total, foram produzidos 10.003 La-5FN em várias versões, entre 1942 e 1944.

O Kit:

O Zvezda #4801, adquirido na HOBBYTERRA, vem embalado em caixa de papelão duplo, que provê a necessária segurança para o transporte. A tampa mostra uma arte da aeronave em vôo.

No entanto, apesar do cuidado demonstrado na caixa, as grades com as peças do kit vêm embaladas em um saco de plástico fino, fechado com grampos, ao contrário da usual selagem à quente, que garantiria a inviolabilidade.

As peças, injetadas em plástico cinza claro, são livres de rebarbas e não apresentam marcas de injeção em locais indesejáveis. Fuselagem apresenta excelente nível de detalhamento, contando com painéis de fino baixo relevo, inclusive mostrando os seus rebites.

Imagem Imagem Imagem

Cabe destacar os componentes do motor e seus escapamentos, em grade separada. Na falta de um set em resina para tal, as peças do kit se saem muito bem!

Um outro ponto diferente nesse kit é que a parte superior das asas vem moldada em duas peças, sendo uma que compreende desde a junção asa-fuselagem até o meio e outra para o restante da peça. Como ainda não fiz um dry-fit desse subconjunto, não houve como avaliar a precisão necessária a esse tipo de encaixe.

Imagem Imagem Imagem

No que diz respeito ao cockpit e à parte interna do modelo, a Zvezda proveu o kit de alguns detalhes interessantes quanto aos montantes de fixação do motor e componentes internos de estrutura da fuselagem. No entanto o conjunto do cockpit e posto de pilotagem em si não apresentam maior detalhamento do que o usual.

A grade de transparências, da mesma forma que todo o resto do kit, não apresenta rebarbas. O conjunto do canopy vem embalado à parte do restante e apresenta peças finas, translúcidas e de bom acabamento geral.

Imagem Imagem Imagem

Os Decais

O decais que compõe o kit vêm embalados soltos, junto com as grades de peças. É um conjunto simples, que permite a identificação de três possíveis versões. As cores são foscas, firmes e o excesso de filme é mínimo.

Imagem
O Manual

Apesar de a Zvezda ter presenteado os plastimodelistas com um grande kit, o manual de instruções não acompanha esse mesmo nível de qualidade.
Monocromático, ele vem em folha inteira, dobrado em três partes, formando um conjunto de seis quadros de instruçoes.

As instruções contidas são simples, sem maiores problemas para entendimento. Pela sua concisão em relação ao kit, pode ser que ao longo das fases de montagem apareçam deficiências nas mesmas.

A Folha 06 apresenta os esquemas relativos às versões. Em seu canto inferior esquerdo é apresentado um quadro de referência de cores que se reporta aos itens da MODEL MASTER. No entanto, foi possível reparar que tanto a cor 07 quanto a cor 30 referem-se ao mesmo item 1780 (steel). Ficou a dúvida.

O Detalhamento do Interior

Visando dar mais vida ao modelo, foi adquirido junto à LUCKYMODEL o set de photoetch EDUARD #FE386, destinado especificamente ao cockpit desse kit.

Trata-se de item da série “Zoom”, autoadesivos e coloridos. Possui o nível de detalhamento habitual da Eduard, o que trará uma grande valorização ao modelo montado. O conjunto de photoetch vem acompanhado de manual de instruções para a sua instalação, com todos os detalhes necessários.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Conclusão

Podemos concluir que se trata de um excelente kit, que pode trazer muita satisfação a um plastimodelista mais experiente. As deficiências relativas ao conteúdo do manual podem ser compensadas com algum tempo de pesquisa, apesar de não existirem muitas fontes com imagens coloridas da aeronave, o que poderia ajudar bastante.

Com a adição do set de photoetch da Eduard, o que já seria bom ficará muito melhor, pois a fidelidade e o nível de detalhe será bastante ampliado.

Um kit altamente recomendado, da mesma forma que o set de photoetch.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum