Italian C1 Ariete MBT - Trumpeter 1/35 (332)
Escrito por Cesar Ferreira   
Qua, 18 de Agosto de 2010 10:52

Breve histórico:

Tendo fabricado sob licença o carro de combate Leopard-1, a Itália que já tinha concebido um derivado daquele veículo para exportação (OF-40) optou por desenhar o seu próprio substituto, que resultou no carro de combate Ariete. Ele começou a ser concebido em 1984, quando já tinha terminado a produção dos Leopard-1 na Itália e um consórcio entre a Oto-Melara, Breda ( que resultaram na Otobreda) e FIAT/IVECO foi formado para conceber e fabricar uma nova família de carros de combate que incluía viaturas sobre rodas, e que teria no Ariete o seu representante mais pesado.

A blindagem do Ariete é convencional, com placas soldadas em aço e com a adição de camadas de blindagem especial de características não reveladas. Como armamento principal o C1 Ariete utiliza um derivado da mesma peça alemã de 120mm e 44 munições, fabricado na Itália com algumas modificações introduzidas localmente. Ele é giro estabilizado e permite ao carro de combate disparar em movimento.

Utiliza o sistema de combate Galileo que também se pode encontrar a bordo do veículo de reconhecimento Centauro B1 e que também se encontra no veículo de combate de infantaria italiano VCC-80. Ele inclui por isso o sistema de controle de tiro TURMS-FCS.

Tendo entrado ao serviço em 1995, os blindados Ariete não foram empregados em qualquer operação de imediato. A primeira utilização do Ariete pelas forças italianas ocorreu em 2004 quando um destacamento de seis carros de combate foi enviado para o Iraque onde integrou o contingente italiano no sul do país. Os Ariete que foram enviados para o Iraque, foram equipados com blindagem lateral adicional. Os italianos equiparam três regimentos de blindados com o carro de combate Ariete. Cada regimento tem 54 carros.

Imagem Imagem

Conteúdo da caixa:

A caixa do modelo tem um tamanho excelente para acondicionar a quantidade de arvores do kit. Possui uma ótima apresentação com uma bela arte estampada na tampa. É uma caixa resistente o que vai proporcionar uma boa proteção ao modelo.
Dentro da caixa vamos encontrar folha de instrução, quatro sprues com as peças do modelo:

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Folha de Instruções:

Bem elaborada e muito clara nas instruções para a montagem do kit. Trás um pequeno histórico do veículo, um mapa de todos os spues que acompanham o kit e ainda uma tabela com sugestões de cores a serem utilizadas na pintura do modelo.

Detalhes:

O plástico é macio e as peças saem com facilidade e não apresentam aquele detalhe horrível de quando o sprue é grosso e a peça fina demais, o que às vezes acaba gerando danos na hora do corte. Infelizmente a forma como o casco inferior foi injetado proporcionou o empeno de uma parte dessa peça, mas eu acredito que isso seja de fácil solução.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Versões apresentadas pelo fabricante:

O modelo apresenta apenas uma possibilidade de pintura e marcação para apenas um único veículo. Como as variações de marcações são mínimas em termos de detalhes, teria valido apena por parte da Trumpeter, uma folha com mais possibilidades.

Conclusão:

Sem dúvida alguma é uma ótima aquisição para quem gosta de veículos modernos, pois somente a Trumpeter tem colocado no mercado, veículos que saem um pouco da rotina, dos Abrams, T-72, Challengers e alguns outros.

O modelo é simples, mas bem feito e com detalhes bem acertados em relação ao carro original. Os detalhes no carro são os mesmos encontrados no kit. É claro que uma folha de photoetched sempre é bem vinda.

Kit adquirido na ótima Luckymodel.com

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum