Sopwith Pup - Wingnut Wings 1/32
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 26 de Julho de 2010 21:15

Imagem

 

O Sopwith Pup era uma avião muito fácil de pilotar, muitos daqueles que tiveram a oportunidade de voar mesmo maquinas mais avançadas consideravam o Pup a melhor máquina voadora jamais feita.

Mesmo com um motor pouco potente, 80 Hp, o Pup podia facilmente enfrentar qualquer avião alemão da época e altitudes de até 15.000 pés devido a sua sensibilidade nos controles e uma incrível capacidade para manobras. Entrando em serviço em 1916 ele rapidamente obteve o respeito de seus inimigos devido a manobrabilidade e capacidade de manter altitude. Manfred Von Richthofen, o barão vermelho, escreveu após seu primeiro encontro com os Pups. "Nós vimos imediatamente que o avião inimigo era superior aos nossos".

Além de seu bom desempenho em combate o Pup foi usado nas primeiras experiências de pouso e decolagens em navios. Em 2 de agosto de 1917, um Pup pilotado pelo Squadron Commander E. H. Dunning fez o primeiro pouso em um navio em movimento e em mar aberto, no porta aviões Furious.

Imagem
Um fato curioso a respeito deste avião é que o nome Pup nunca foi oficial. Ao verem pela primeira vez o avião, os pilotos acostumados com o semelhante mas bem maior Sopwith 1 1/2 Strutter, imaginaram que o novo avião parecia uma especie de filhote do anterior e o apelidaram de Pup (filhote de cão em inglês). As autoridades da época fizeram de tudo para evitar este apelido, insistindo no nome oficial, Sopwith Type 9901. No entanto não obtiveram resultado e o pequeno avião da Spowith passou a história com o nome de Pup.

O Kit

Manual

O manual é um dos mais completos guias de montagem que já vi. Cada passo, além dos diagramas coloridos, é acompanhado por fotos do avião real mostrando detalhes e imagens de época. No fim tem um quadro com a foto e um pequeno histórico das pessoas envolvidas na produção do modelo, iniciativa muito legal.

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Decais

A folha de decais oferece 5 versões diferentes incluindo uma desconhecida, pelo menos para mim, versão japonesa. Os decais são bem impressos sem falhas nas cores ou de registro. Mesmo as inscrições e números pequenos são perfeitamente visíveis. A destacar que os decais das asas já vem com os cortes para permitir o posicionamento de ailerons acionados.


Imagem  Imagem

Imagem Imagem

 

Photoetch

Acompanha o kit um pequeno set de photoetch



Imagem

 

Versões

 

.Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Motor

O motor é apresentado em uma árvore separada sendo bem detalhado. A qualidade da injeção das peças é visível, mão existem falhas ou linhas de molde e os detalhes são muito nítidos.


Imagem Imagem Imagem Imagem

Metralhadoras, rodas e assentos são muito bem feitos e o detalhe da forração do assento é muito convincente.


Imagem Imagem Imagem

 

Fuselagem e asas

As peças mostram bem a simulação de entelamento bem como as costuras ao longo da fuselagem.

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

Cowling e Hélice

São dois conjuntos de hélice e cowling representado as duas versões mais fabricadas com este motor.


Imagem Imagem Imagem

 

Painel

O painel é um tanto decepcionante se comparado com a qualidade geral do kit. Os mostradores são representados por decais, muito bem impressos e devem ser aplicados sobre o painel injetado. Fica a dúvida de o pequeno rebaixo nos mostradores será suficiente para uma representação convincente.

Imagem
Imagem

Transparências

As transparências são finas e excepcionalmente translucidas, mais um ponto alto do modelo.



Imagem Imagem Imagem

 

Conclusão

Os kits da Wingnuts primam pela qualidade. Desde a caixa, passando pelo excelente manual de instruções, decais, transparências e por fim a qualidade da injeção, tudo é feito com muito esmero. Este Spowith Pup não é exceção e será uma bela aquisição para a crescente coleção de aviões da 1ª Gurra nesta escala.

Obrigado Wingnut Wings pelo envio deste exemplar para review!


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum