P-39Q/N Airacobra - Hasegawa 1/48
Escrito por Maurício Alves   
Qui, 17 de Junho de 2010 00:00

Histórico:

Inicialmente chamado de Bell P-39 Caribou, seu nome foi alterado para Airacobra durante o seu desenvolvimento.

Em geral, os aviões da época tinham seu design baseados no motor. O Airacobra tinha seu desenho totalmente criado com base na arma primária, um canhão de 37mm que ficava no nariz. A Bell pôs o canhão ali para aumentar a precisão dos disparos e para evitar que o forte coice dos tiros desviasse a mira do piloto.

O motor, então, foi colocado logo atrás do cockpit, e foi ligado ao eixo da hélice por uma transmissão cardã que passava logo abaixo dos pés do piloto. A singular posição do motor alterava radicalmente o centro de gravidade do aparelho, o que obrigou a Bell a fazer o conjunto de pouso em configuração triciclo, quando até a época, todos os caças do mundo tinham os trens de aterragem em configuração triquilha, sendo que o Airacobra foi o primeiro caça do mundo com essa configuração.

A cobertura do cockpit também tinha um desenho diferenciado, focado na máxima visibilidade do exterior. Para isso, ao invés de se colocar uma porta corrediça no alto do canopy, colocou-se uma portinhola lateral à esquerda do cockpit.

Dentre as vesões da aeronave destacam-se a P39N e P39Q, representadas no kit. A versão N foi a mais numerosa de todas, sendo boa parte da sua produção repassada à URRSS. Já a versão Q foi a última versão de produção do aparelho.

O Kit:

O kit Hasegawa JT93 vem acondicionado em uma caixa de papel cartão comum, e a tampa apresenta uma ilustração onde aparece um modelo Q. As grades vêm acondicionadas em um único saco plástico lacrado, sendo que a grade de transparências vem em embalagem a parte, junto com os decais.

O conjunto de montagem da aeronave é composto de 111 peças em plástico cinza, mais 17 peças do conjunto de transparências.

O conjunto de transparências é limpo de rebarbas e é translúcido. Ressalta-se aí que nesse conjunto encontramos as portas.

As asas e a fuselagem apresentam um excelente nível de detalhamento, em baixo relevo com boa definição dos painéis. Acompanhando o restante das peças, não são vistas quaisquer marcas de injeção e as rebarbas praticamente inexistem.

O manual:

Apesar de entendermos que um kit do nível apresentado merecesse um manual melhor, o que o acompanha é bastante completo e as instruções são claras e inteligíveis. Os textos explicativos são apresentados em inglês e japonês e a tabela de cores é bastante simples para as duas versões cobertas pelo kit.

Os decais que acompanham o kit são bem finos, de cores firmes e apresentam pouco excesso de filme além da estampa. Parecem adequados.

Conclusão:

Tenho a impressão de que se trata de um bom kit, que pode trazer bons momentos de trabalho, pois sua montagem não parece apresentar dificuldade, aliado ao excelente nível da fabricação do mesmo.

 
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