F-6D/K "Profipack" - 1/48 - Eduard # 82103
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Jr   
Dom, 17 de Janeiro de 2021 16:12

82103 z1

Eduard # 82103

INTRODUÇÃO

Durante a Segunda Guerra Mundial, a USAAF usou quinze aeronaves diferentes criadas especificamente para tarefas de reconhecimento de foto ou mapeamento. Essas aeronaves foram designadas com o prefixo F (foneticamente para Photo, pois o P já era usado para aviões de perseguição). O Mustang obteve a designação F-6 e 481 destes foram fabricados. A produção começou em julho de 1941 com a variante F-6A baseada no P-51 com motor Allison inicial e culminou com o F-6D e F-6K com base em suas variantes de perseguição apropriadas. Para a instalação das câmeras, foram criadas aberturas e alojamentos especiais da fuselagem na fábrica de Inglewood ou Dallas e as aeronaves foram então enviadas aos centros de modificação para o processo de instalação de suas câmeras e outros equipamentos especiais. Para fins de reconhecimento fotográfico, duas câmeras K-24 foram instaladas, sendo a primeira oblíqua, colocada atrás do assento do piloto e apontando para a traseira esquerda do avião, a outra foi montada na cauda e era vertical (para ser apontada pelo o piloto direto para baixo). Também houve mudanças nas instalações do sistema de rádio ou oxigênio (o sistema de oxigênio de longo alcance foi instalado). Ao todo foram construídos 136 de F-6D e 163 de F-6K. Mais tarde, alguns P-51Ds foram convertidos para o padrão de reconhecimento tornando-se FP-51Ds e RF-51Ds. Os Mustangs de reconhecimento foram utilizados em todas as regiões onde a USAAF estava operando e, como manteve suas metralhadoras e desempenho de vôo, não precisou de escolta de caça. Graças a isso, vários dos pilotos de Mustangs de reconhecimento tornaram-se ases com mais de cinco vitórias aéreas. 

Fonte: Manual do modelo.

 F-6d Mustang

O Kit

A Eduard iniciou uma série completamente nova de modelos do P-51D Mustang, na escala 1/48, com um molde novo de altíssima qualidade. O novo F-6D/K 1/48 apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e uma árvore com tanques suplementares de longa distância.

IMG 8806 IMG 8801 IMG 8815
IMG 8820 IMG 8822 IMG 8828
IMG 8830 IMG 8835 IMG 8812
IMG 8803 IMG 8791

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do avião de reconhecimento americano. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

IMG 8796

O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do P-51, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual

Esta versão "Profipack" oferece 6 belas opções de pintura, são elas:

0013 (1) 0014 0015 0016
0017 0018 0019 0020

Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões "Overtree", que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes. 

82103x z1

Eduard # 82103X

Conclusão

Dando continuidade a esta nova série do P-51D, a Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça americano. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit. 

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplares para review!

alt

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum