Spitfire Mk.IX C - Tamiya 1/32
Escrito por Augusto Versianni   
Ter, 05 de Janeiro de 2010 00:00
 

Tamiya 60319

Breve histórico:

O Spitfire IX deve ser a mais famosa e provavelmente a mais bem sucedida versão deste avião. Lançado como uma versão “tapa buraco”, acabou sendo um enorme sucesso. No verão de 1941 os alemães colocaram em ação o Focke Wulf FW-190 que se tornou uma amarga surpresa para os ingleses.

O novo avião alemão superava com folga o Spitifire V e o Spitifire VIII, e ainda estava nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Era preciso uma solução emergencial para resolver este problema. A saída encontrada foi uma versão transitória em que se colocou um motor mais potente, com novo sistema de super alimentação, e uma nova hélice de 4 pás no corpo do antigo Mk. V. O resultado foi além das expectativas e colocou novamente os ingleses em situação de vantagem contra os alemães. O modelo ficou em produção até 1944. Como a aparência externa do MK. IX era praticamente igual a do MK V, os pilotos ingleses se aproveitavam da surpresa causada aos alemães que não esperavam aquele desempenho, contribuindo em muito para o sucesso inicial da nova versão.

O Kit:

O novo kit da Tamiya é um dos mais espetaculares lançamentos dos últimos anos, seja na riqueza de detalhes, seja na qualidade da injeção ou mesmo na abrangência do manual. Tudo neste modelo é superlativo.

São tantas as peças e os detalhes que fica difícil falar sobre tudo. O manual é completo em papel de qualidade, colorido em tamanho A4, tendo não apenas as instruções de montagem como fotos coloridas de detalhes do avião, informações sobre disposição dos armamentos e até uma relação com fotos de aviões encontrados em museus.

Os decais, apesar do pequeno número de versões, são finos e muito bem impressos, tudo no registro.

Acompanha o modelo uma folha com PE's e pneus de borracha. Fica a dúvida de como estes pneus se comportarão ao longo do tempo, pois é conhecida a deformação deste materiail ao longo do tempo.

As transparências são finas e cristalinas, e de formas acertadas.

O nível de detalhamento do modelo no geral é excelente! O único problema que consegui verificar são os pontos de injeção visíveis dentro dos flaps.

As asas já vem com os painéis das armas abertos, e o trem de pouso, dividido ao meio, permite a colocação de um reforço metálico, fornecido com o modelo, para melhor suportar o peso.

Conclusão:

Sem dúvida, um doe melhores modelos do mercado! A qualidade do modelo e o cuidado no acabamento de seus acompanhamentos faz do novo Spitifire da Tamiya um marco no modelismo e uma meta a ser atibgida por todos os fabricantes. Altamente recomendado memso para iniciantes, dada a facilidade nos encaixes.

Este kit foi gentilmente cedido para review em lingua portuguesa por HobbyLink Japan, chegando em nossas mãos de forma rápida e segura, sem nenhum tipo de dano.

Fotos de Flavio “fravin” Fernandes.

Obrigado HOBBY LINK JAPAN pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum