Bf-108, eduard , 1/32
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 23 de Setembro de 2020 07:59

3006 z1

3006

 

O Avião

O Bf 108, foi originalmente desenvolvido para a competição de aviões civis em 1937 sob o nome de M37, ainda que não tivesse se sobressaído entre os competidores, seu bom desempenho geral o tornou popular coma avião para quebra de recordes, devido ao baixo consumo, facilidade de pilotagem e características de pouso e decolagem. Durante a 2ª guerra foi usado pelos alemães com avião de transporte de pessoal.

 

Me108 Start

By Kogo - photo taken by Kogo, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=310687

 

O Kit

Este kit foi originalmente anunciado em 2018 pela Striped Fighter, um novo fabricante, mas tanto quanto sei nunca foi lançado, a Eduard adquiriu os moldes e agora esta lançando com sua própria marca.

O kit é bem injetado sem falhas ou rebarbas, e mesmo as pequenas peças tem boa definição. O acabamento do plástico no entanto é bastante rugoso, provavelmente resultado do molde em eletro erosão sem polimento, mas isso não deve ser problema a nào ser que se deseje fazer uma pintura em metal natural ou com acabamento brilhante, nesta caso sera preciso passar uma lixa fina em todas as partes expostas do kit. O interior é bem detalhado, com painéis laterais, pedais, manches, painel de instrumentos em decal, tanque de combustível e bancos, estes com uma ótima representação do almofadado. Estes detalhes podem ser melhorados usando a folha de fotogravados colorida, incluída no kit, com cintos, Painel de instrumentos, acionadores e outros pequenos detalhes. O motor é bem detalhado, com os cilindros moldados individualmente e boa representação do carter, no entanto para faze-lo exposta será preciso fazer as tubulações e cabos, e abrir a saída do cano de descarga. No entanto não existe a possibilidade de montar o capo aberto, para mostrar os detalhes do motor será preciso recortar os painéis na fuselagem. O trem de pouso tem uma representação simples e as rodas, em duas versões são razoavelmente detalhadas. A hélice é bem moldada e a Eduard incluiu uma segunda opção em resina representando a hélice toda em madeira.

ar (1)

 

 

 

 

 

As transparências são certamente o ponto alto do kit, muito finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, permitem fazer o canopy tanto aberto como fechado e vem acompanhadas, neste kit Profipack, de um conjunto de máscaras para auxiliar na pintura. Faltaram, no entanto, as transparências para a luzes de navegação, o que em um kit nesta escala, faz muita diferença.

tr (5)

 

 

A folha de decais, feita pela própria Eduard, tem ótima qualidade, cores solidas, sem problemas de registro e com filme fino ainda que um pouco mais grosso que nos anteriores da marca. Segundo consta este filme pode ser retirado depois da completa secagem dos decais, mas isto ainda requer uma confirmação da Eduard que prometeu fazer um artigo sobre isto. Com eles é possível fazer cinco verões diferentes

dec (1)

 

perf (1)

 

 

 

Conclusão

No geral é um bom kit, ainda que nesta escala, rodas e trem de pouso pudessem ser melhor detalhados. A textura do plástico também pode ser um problema para certos tipos de acabamento. No entanto o kit é no geral bem detalhado, com ótimas transparências detalhes do interior, o que faz muita diferença neste avião que tem o interior bastante visível. Uma boa opção para quem gosta da escala.

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum