A-34 Comet Vespid Models 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 15 de Setembro de 2020 20:29

capa

VS720002

 

O tanque

Com o desenvolvimento das operações na França em 1944 os ingleses estavam tendo problemas com os blindados que tinha a disposição, nenhum deles atendendo plenamente as necessidades. O Churchill tinha boa blindagem, mas era muito lento, o Cromwell era rápido, mas com armamento e blindagem deficientes por fim o Sherman, mesmo com o canhão de 17 libras na versão Firefly, tinha um perfil muito alto. Com o atraso no desenvolvimento do Centurion que viria a preencher esta lacuna, optou-se por uma solução temporária, montado uma torre maior e com um canhão mais potente sobre o chassis do Cromwel. O novo tanque batizado de Comet, mostrou um bom balanço entre poder de fogo, velocidade e baixo perfil, mas sendo um a solução intermediria teve vida ativa curta e chegou muito tarde para ter qualquer impacto na segunda guerra.

foto

 

 

O kit

A Vespid e uma nova fabricante chinesa de kits, e estreou no mercado com dois lançamentos, sendo um deles o Comet deste review.

A embalagem é bem resistente, com uma bela ilustração na capa e com perfis coloridos em um dos lados e características do kit no outro. As árvores principais, torre e casco vem em embalagens individuais, o mesmo acontecendo para os decais, fotogravados, e neste caso também para o cano metálico. Este kit conta como bônus com o cano do canhão em latão, mas haverá uma outra versão sem este acessório.

caixa

 

 

A qualidade da injeção é muito boa, com detalhes nítidos e muito bem representados para a escala. A torre tem bons detalhes, as portinholas têm uma boa representação sendo peças separadas, mas para monta-las abertas será preciso separar as duas metades. A portinhola do motorista, que pode ser montada aberta, tem ótima representação mostrando corretamente a espessura. A suspensão tem a representação interna ainda que pouco disso fique visível com o conjunto montado. As rodas são muito bem representadas, com a profundidade correta dos discos e com boa representação das porcas de fixação. Os roletes de retorno são bem representados e moldados em peça única o que facilita muito a montagem e alinhamento do conjunto. As rodas tratoras e tensoras são bem representadas, mas nas rodas tratoras dois dentes são moldados junto com o pino de contado das arvores, isso vai dificultar bastante a remoção e limpeza da peça sem afetar os dentes nestes locais. Tanto o cano do canhão injetado, quando as metralhadoras já vêm com a abertura da boca, o que facilita muito o trabalho nestas últimas. No caso deste exemplar um ótimo canhão de latão substitui a peça injetada. O casco é muito bem detalhado com todas os painéis bem representados, as várias alças de abertura dos painéis tem bons detalhes ainda que sejam moldadas como um bloco. Seria interessante ter uma alternativa para estas peças na folha de fotogravados. O escapamento característico da versão A, pode ser montado tanto na versão de uma única seção como na de duas seções, o que mostra o cuidado do fabricante com os detalhes. As esteiras injetadas têm ótima representação para a escala sendo moldadas em trechos longos e links individuais, sem variação de qualidade na representação. As barras de proteção dos faróis, tem espessura bastante boa para a escala, dando uma representação bem convincente. Um detalhe estranho é que o kit inclui as pontas dos cabos de aço, com boa representação do próprio laço do cabo, mas sem fornecer o cabo em si, ficando a cargo do modelista providenciar este detalhe.

ar (1)

 

cano (1)

 

 

A folha de fotogravados inclui detalhes extras para o casco e torre com destaque para o sistema de mira externo usado pelo comandante do tanque, que fica logo a frente da escotilha. Os decais são de boa qualidade, sem problemas de registro e com cores sólidas, com eles é possível fazer 3 versões diferentes ilustradas no manual.

pe dec

 

 

O manual com papel de excelente qualidade, contém o mapa da arvores e é muito bem ilustrado, com o passo a passo bem explicativo incluindo as imagens coloridas das versões possíveis.

manu (1)
manu (2)

 

 

 

Conclusão

O Comet da Vespid é um modelo muito bem detalhado, com uma ótima qualidade de injeção bons decais e um manual fácil de acompanhar. Além disto o único Comet injetado nesta escala era o antigo modelo da Matchbox (1/76), que era muito insuficiente em termos de detalhes. A Vespid, com este Comet, veio preencher esta lacuna, e o fez com um kit de primeira linha que vai agradar aos modelistas mais exigentes.

 

Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review

logo

 

 

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum