FWD modelo B 1/35 da ICM
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 30 de Julho de 2020 12:46

capa

 

35655

 

O Caminhão

A FWD, Four Wheel Drive Auto Company, foi a pioneira no desenvolvimento de veículos com tração integral nos EUA. O primeiro modelo, um caminhão de 3 toneladas com tração nas 4 rodas e diferencial blocante, foi encomendado pelo exército americano inicialmente para a Expedição Pancho Vila, e mais tarde usado na França durante a Primeira Guerra. Batizado de Modelo B pelo fabricante recebeu a designação oficial de Caminhão, 3 t, Modelo 1917. No total mais de 14.000 unidades foram produzidas tendo sido exportado para Inglaterra e Rússia.

foto

 

O Kit

O modelo da ICM vem em 4 arvores, com ótima qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas. Chama atenção na engenharia das árvores o fato de todas as marcas de ejeção estarem nas faces internas das peças e serem muito pouco visíveis a nào ser na pare interna da lona. Este é um ponto extremamente positivo que facilita muito o trabalho de acabamento do kit. Os detalhes nas peças são muito bons, nítidos e com uma representação bastante convincente. Mesmo as peças menores, como alças alavancas ganchos e outros pequenos detalhes tem ótima representação e espessura perfeitamente adequada a escala. Alguns detalhes se destacam como, por exemplo, a forração dos bancos que é muito convincente, a representação das lonas que cobrem a carroceria, as chapas antiderrapante da boleia e mesmo o volante perfeitamente adequado a escala. No geral o detalhamento é todo muito bom. A parte inferior tem ótimos detalhes com os eixos de transmissão compostos de várias peças de forma a manter o realismo da representação. O motor é bem detalhado, só faltando acrescentar os cabos das velas e o tubo de combustível, mas como fica embaixo do banco nada disso vai ser visto a não ser que se abra os painéis laterais que vem fechados no kit. Os faróis são bem representados e complementados com lentes transparentes fornecidas em uma arvore própria. A caçamba pode ser montada com a lona, apenas com os montantes ou totalmente aberta. O assoalho de madeira tem uma representação sem textura, aqui vai ser preciso algum trabalho para uma melhor representação caso se opte por não usar a lona. As rodas e pneus são bipartidos, o que em geral causa algum problema na linha de junção uma vez que para facilitar a extração dos moldes as peças nunca são perfeitamente verticais em relação ao plano das árvores. Ainda assim são bem representados e com detalhes bem convincentes.

 

Arvore A

 

 

 

 

Arvore B

arv00001

 

arv00002

 

 

 

Arvore C

arv00019

 

arv00020

 

 

Arvore D

arv00009

 

arv00010

 

 

As transparências (Arvore E) para os faróis são perfeitamente translucidas e sem marcas.

 

trans

 

 

Uma pequena folha de decais, bem impressa com cores sólidas e filme fino, permite fazer duas verões diferentes como ilustrado no manual.

 

decal

 

 

 

O manual impresso em papel de ótima qualidade, traz o mapa das arvores, ilustrações claras e bem diagramadas e um passo a passo bastante detalhado, com nada menos que 104 etapas em 24 páginas, vais ser difícil cometer algum erro ou ter alguma dívida aqui.

 

FWB FWB0001
FWB0010
FWB0017
FWB0025

 

 

 

Conclusão

O FWD Type B da ICM é um kit muito bem feito, os detalhes são finamente representados, com muitos detalhes e sem problemas de injeção. Além disso trata-se de um veículo muito interessante ainda que pouco conhecido, certamente vai chamar a atenção em qualquer coleção nesta escala.

 

 

 

Montagem

 

 

Enquanto editava o artigo comecei a montagem do kit, já está cerca de 90 % pronto e a montagem até aqui foi muito fácil. Só precisei usar algum putty, bem pouco, na junção do estofamento dos bancos e nos difrenciais, os outros encaixes são bastante precisos requerendo ajustes mínimos. O plástico é bastante macio, mas não deve ser forçado ou pode quebrar. Mesmo na suspensão, muito detalhada, não tive problema algum e o manual bastante explicativo ajuda bastante. Espero em breve terminar a montagem e poder falar das impressões finais, mas com o que vi até aqui a conclusão é que é um kit muito bom de montar, diversão garantida.

 

f1

 

 

 Obrigado à ICM pelo exemplar deste review

2 Logo  ICM new eng

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum