Tintas Tom Colors
Escrito por André Cardoso   
Sex, 29 de Maio de 2020 00:00

IMG 1148

 

Tintas Tom Colors

 

Recebemos do amigo Thiago Oliveira (Tom) dois frascos da nova fórmula das Tom Colors, em dois tons de cinza, FS 35237 (medium grey) e FS 36440 (gull grey) para testes. Para o review foi utilizado um aerógrafo Lince 1500 com bico 0,2 ou seja de traço bem fino, e resolvemos fazer os testes sem a adição de diluente (quem quiser afinar a tinta, mesmo sendo desnecessário, pode usar Thinner PU).

Como se trata de um teste, resolvi usar o aerógrafo de forma livre, ou seja, a cada momento da pintura segurava mais ou menos o gatilho para verificar o comportamento da tinta. Foi possível realizar traços bem finos, puxando muito pouco a agulha do aerógrafo, e não houve entupimento. Não precisei dar aquelas pequenas descargas de tinta para desobstruir o fluxo. Também abri bem o bico do aerógrafo, puxando a agulha com mais vontade, e mesmo despejando bastante tinta em um ponto, ela não acumulou, ficando bem lisa depois, demonstrando excelente assentamento. A qualidade da tinta me supreendeu, e pude constatar na prática o que outros modelistas já haviam constatado e afirmado em postagens no facebook e em fóruns de modelismo.

O alastramento e cobertura também são excelentes, ou seja, é muito econômica e com pouca quantidade é possível pintar um kit inteiro. Nos meus testes utilizei uma sucata de um P-40 na escala 1/48, e usei pouco mais de oito gotas para pintar toda a área que se verá no vídeo a seguir.

No mais, apesar da tinta ter descascado muito pouco ao teste da máscara com fita adesiva, é recomendado que o mascaramento seja feito com ela completamente curada, após 4 horas, e com prévia utilização de primer, pois é uma tinta automotiva. Recomenda-se também o uso de EPI, pois como se sabe os gases desse tipo de tinta são tóxicos (tinta automotiva poliéster).

Segue imagem com o acabamento final da pintura (o pequeno descascado foi recoberto por uma camada de tinta)

 

IMG 0021

 

A seguir um vídeo de parte do teste de pintura

 

 

 

Conclusão

O modelismo brasileiro vem avançando e a participação de empresas brasileiras na produção de insumos é essencial. A Tom Colors tem um papel importante nesse mercado, e realmente cuida-se de tinta feita de modelista para modelista, e uma excelente opção para quem não deseja acessar o mercado internacional. Altamente recomendada.

 

 Agradecemos a Tom Colors o Envio dos Itens Para Review

logo tom (1)

 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum