Crusader Mk I 1/72 da IBG
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 18 de Março de 2020 14:09

capa

72065

 

 

O tanque

O  A.15, Cruiser, ou Crusader, foi um dos principais tanques britânicos durante o início da Segunda Guerra Mundial. Mais de 5.000 unidades foram fabricados e deram importantes contribuições às vitórias britânicas durante a Campanha do Norte da África. O Crusader não viu serviço ativo fora da África, mas o chassi do tanque foi modificado para criar variantes antiaéreas, de apoio a incêndios, de observação, de comunicação, de escavação e de recuperação.

A primeira variante do tanque 'Crusader I' entrou em serviço em 1941 e, embora manobrável, tinha blindagem leve e armamento modesto. A espessura da blindagem, aprimorada para 49 mm, marcou a variante "Crusader II '. O principal armamento para os Crusader Mark I e II foi um canhão principal Ordnance QF 2 libras (40 mm), mas o' Crusader III ' foi equipado com uma um canhão Ordnance QF 6. Canhão principal (57 mm). Esta variante era mais do que suficiente para enfrentar os tanques alemães Panzer III e Panzer IV, de meia geração, que enfrentou em combate. Como parte da 1ª Brigada Blindada, o Crusader se mostrou vital durante a Batalha de El Alamein, em Tobruk e na Tunísia. Com o tempo acabou sendo substituído pelos tanquaes americanos M4 Sherman, com melhor blindagem, canhão mais potente e principalmente mais confiabilidade mecânica. (fonte Wikipedia)

 

Clipboard01

O kit

 

O kit da IBG é bem injetado, sem falhas ou rebarbas, os detalhes são nítidos, bem representados e adequados a escala. Dobradiças, portinholas, rebites e outros detalhes estão bem representados, com detalhes nítidos dando uma boa impressão de realismo. O conjunto de rodas e esteira tem boa representação e montagem simplificada, o que é uma boa vantagem em relação aos kits deste tanque existentes, quase todos com esteiras em vinil. No entanto o kit tem alguns problemas, os pontos de contato com as arvores nas peças pequenas são bastante grossos o que vai exigir muito cuidado na retirada e limpeza destas peças, em especial a roda tratora tem os engates moldados na parte da frente e por cima dos dentes, em 3 pontos. Será preciso cuidado e trabalho para retirar estes engates e manter a representação dos dentes. O principal problema de representação fica por conta das rodas, ainda que tenham bons detalhes, elas não têm a profundidade correta, sendo muito planas. Este é um problema em todos os kits do Crusader nesta escala, certamente alguma limitação no processo de injeção. Outra simplificação é que as rodas internas são moldadas como se fossem as externas, ou seja, não existe o eixo que liga as rodas ao casco, que por sinal tem o fundo liso sem qualquer detalhe. Isso não ficará muito visível no kit montado, mas pode ser um problema para quem for mais detalhista. Os canos de metralhadora e canhão são bem representados, mas será preciso abrir a boca para uma representação mais convincente.

arv (1)

 

 

A pequena folha de fotogravados traz as saias laterais, com as cintas em separado. A folha de decais é bem impressa com cores solidas e sem falhas de registro, com ela é possível fazer três versões cuja pintura esta indicada no manual.

decal pe

 

perf (1)

O manual é bem impresso, trazendo o mapa das arvores, o passo a passo bem explicado e as instruções de pintura em 6 vistas coloridas.

man (1)
man (2)

 

 

Conclusão

O kit da IBG parece uma solução mista, com várias simplificações para facilitar a montagem ainda que com uma boa qualidade de detalhes. Apesar dos problemas e dificuldades apontadas anteriormente, o Crusader da IBG é certamente um kit bem melhor do que os existentes hoje no mercado, a montagem simplificada do conjunto rodas e esteiras tem vantagens e desvantagens, vai depender da preferência do modelista. Com cuidado na montagem este kit certamente resultará em um belo modelo.

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review

Banner
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum