JASDF T-1A 1/72, Platz
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 03 de Março de 2020 00:10

capa

AC-30

O T-1 foi o primeiro avião totalmente projetado e produzido no Japão depois da Segunda Guerra. Um jato de treinamento produzido pela Fuji, sucessora da divisão de aviação da Nakajima. Os modelos iniciais T-1A tinham uma turbina de desenho inglês, Bristol Siddeley Orpheus, enquanto que o T-1B tinha uma turbina Ishikawajima-Harima J3.

foto

 

O T1-B da Platz já foi visto neste review, aqui veremos o T-1A. Apesar de parecidos os kits tem diferenças na fuselagem, devido aos diferente tipos de turbina.

A qualidade da injeção é muito boa sem falhas ou rebarbas. As linhas de painel são bem marcadas ainda que um pouco profundas, mas isso em geral fica atenuado com a pintura. O cockpit é bem básico, sem muito detalhes, apenas com bancos e manches, sendo os painéis e consoles detalhados com decais. Os trens de pouso são bem detalhados, todas as portas tem detalhes internos e as pernas, acionadores e rodas são igualmente bem representados. Como acessórios temos dois taques subalares. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem distorções.

ar (1)
tr (1)

 

 

 

A folha de decais é muito bem impressa com cores solidas e sem falhas de registro e com ela é possível representar 4 aeronaves, todas com a mesma pintura, se diferenciado pela numeração e emblemas.

DEC (1)
Perf (1)

 

 

O manual e bem feito, com papel de ótima qualidade, ilustrações bem detalhadas e fáceis de seguir, ainda que apenas as cores tenham nomes em inglês sendo todo o resto apenas em japonês. No início do manual tem uma boa história do avião também em inglês. O guia de pintura e decais é bem detalhado, com ótimas ilustrações e nele também encontramos o mapa das árvores.

manu (1)

 

 

Para quem quer dar mais detalhes ao kit, principalmente na parte da cabine, a Platz oferece em separado uma folha e fotogravados, produzida pela Eduard, colorida, com painéis, cintos, consoles, pedais, alias de ejeção dos bancos e outros detalhes.

PE (1)

 

Conclusão

O kit da Platz representa um bonito avião bem pouco conhecido e com uma pintura muito chamativa, a única dificuldade aqui é lidar com os grandes decais que formam a pintura. Você pode ver o T-1B, já montado e com as impressões do autor, aqui.

 

Agradecemos a PLATZ pelos exemplares deste review

Banner

 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum