P-51 D-5 Eduard 1/48
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 10 de Fevereiro de 2020 23:35

 

capa

82101

 

Quando a Eduard anunciou que ia lançar um P-51 D na 1/48. O reação foi: Quem precisa de um novo P-51 D? Bom a companhia acertou e surpreendeu. O primeiro kit, vendeu toda a produção em pouco tempo apesar de disponibilizados dois lotes adicionais, e surpreendeu a lançar o primeiro kit injetado na 1/48 do P-51-5, modelo sem a barbetadorsal, que é o objeto deste review.

foto

O kit , na versão profipack, tem o já conhecido padrão da marca, riqueza de detetalhes, ótima representação e injeção de boa qualidade ainda que com alguns problemas que veremos mais a frente.

O interior é muito bem detalhado, banco radio, consoles, bateria, estrutura interna, oainel de instrumentos e pedais tudo muito bem representado. O interessante aqui é que o painel de instrumentos, mira e pedais, são colocados no lugar numa fase mais adiantada da montagem, com o kit já praticamente pronto, uma abordagem diferente da usual. O porão de rodas é muito bem representado, e montado a parte, sendo inserido já pronto entre as duas metades das asas. As asas são bem representadas com ótimos detalhes, mas aqui tempo o primeiro problema. A separação entre os dois porões de roda é uma barra muito fina que aparentemente sofre alguma deformação no processo de desmoldagem. Estava embarrigada e ao tentar voltar a posição ela se quebrou. O que comprova a deformação. Uma solução melhor seria moldar esta peca junto com o interior ou fornecê-la em separado. Em todo caso nào é um problema de fácil solução. As metralhadoras são peças separadas assim como os ailerons e flaps. As rodas são bem representadas, com detalhes nítidos, dos pneus e boa representação nas pernas do trem de pouso e as portas tem os detalhes internos. Temos dois tipos de descarga, com e sem a cobertura, e aqui o segundo problema. Nos dois casos a abertura dos escapamentos tem falhas de injeção, e este é um problema de difícil solução. Parece ser uma falha no processo de moldagem, já vi outros com o mesmo problema, não sei se a Eduard vai tomar alguma providência se for mesmo um problema generalizado. As hélices, temos os três tipos na caixa, são bem moldadas, sem conexões nas partes visíveis e para isso moldadas em duas peças que se encaixam no centro.

Fuselagem e asas
fus (1)

 

 

 

Detalhes
pert (1)

 

Como complementos externos temos, tanques extras de combustível, bombas e foguetes tanto em cabides como nos lançadores.

Peças externas
ord (1)

 

 

As transparências são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções.

tr (1)

 

 

Sendo um modelo Profipack temos ainda:

Uma folha de decais para 5 versões, todas muito interessantes. Os decais, da própria Eduard não tem falhas de registro com cores solidas, filme fino e sem excessos

dec (1) dec (2)

 

perf (1)

 

Uma folha de fotogravados coloridos com painel, cintos, grelhas, alavancas, detalhe interno do canopy e outros pequenos detalhes.

pe

 

O manual de instruções que pode ser visto aqui, além da qualidade habitual inclui um esquema mostrando onde o avião era em metal natural e onde recebia um tratamento com pintura metálica.

 pintura

 

Conclusão

Um belo lançamento da Eduard de uma versão do P-51 D que não estava disponível direto da caixa até agora.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum