Spad XIII Early "Profipack" - 1/48 - Eduard # 8197
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Jr   
Ter, 14 de Janeiro de 2020 23:30

8197 z1

Eduard # 8197

 

O avião

O SPAD S.XIII foi um avião de combate biplano francês da Primeira Guerra Mundial, desenvolvido pela Société Pour L'Aviation e ses Dérivés (SPAD) a partir do mais antigo e bem-sucedido SPAD S.VII.

Durante o início de 1917, o designer francês Louis Béchereau, tendo observadondo a versão S.VII vinha se tornando obsoleta pelos rápidos avanços no campo da aviação, ficou impressionado com a nova e poderosa versão do motor Hispano-Suiza 8A, decidiu então lançar-se  no desenvolvimento de dois novos aviões de combate, o S.XII e o S.XIII. O S.XII foi logo ofuscado pelo S.XIII, os pilotos preferiram o arranjo de armamento mais ortodoxo do S.XIII. Ele logo provou ser um dos caças mais efetivos da guerra, bem como um dos mais produzidos, com 8.472 unidades construídas e ordens de cerca de 10.000 unidades canceladas no Armistício.

No final da Primeira Guerra Mundial, o S.XIII havia equipado praticamente todos os esquadrões de caça da Força Aérea Francesa. Além de seu uso predominante pela Força Aérea Francesa, a Royal Flying Corps (RFC) e o Serviço Aéreo do Exército dos Estados Unidos também adquiriram o modelo em grande quantidade durante o conflito. Ele provou ser popular entre os pilotos e numerosos ases de várias nações voaram o S.XIII durante suas carreiras, muitas vezes registrando muitas de suas vitórias em um. Após a assinatura do Armistício de 11 de novembro de 1918, que efetivamente marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, o excedente de S.XIII foi vendido em grande número para operadores civis e militares em todo o mundo.

 francesco-baracca

 

o Kit

O modelo do Spad XIII na escala 1/48 foi lançado pela primeira vez pela Eduard em 2008. Entre os lançamentos de junho deste ano, a Eduard relançou o modelo do icônico caça francês da WWI na versão "Early" - 1/48 - "Profipack". Como em todas as versões lançadas pela Eduard de 2008 até hoje, o Spad XIII "Early" apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura. 

IMG 7658 IMG 7661 IMG 7664
IMG 7666 IMG 7667 IMG 7669
IMG 7698 IMG 7656 IMG 7649

 

O manual de instruções tem 12 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spad XIII, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.

Esta versão Profipack oferece 5 opções de pintura, são elas:

0008 0009 0010
0011 0012 0013

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião francês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

8197x z1

Eduard # 8197X

Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões "Overtree", que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.

Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este relançamento da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.    

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum