F-104 G 1/48 da Kinetic
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 30 de Dezembro de 2019 10:18

capa

KI-K48083

 

O avião

O Lockheed F-104 Starfighter é um avião interceptador supersônico monomotor que mais tarde se tornou amplamente usado como um avião de ataque. Inicialmente um caça diurno, foi desenvolvido para um caça para qualquer tempo no final da década de 1960. Originalmente desenvolvido pela Lockheed para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), mas mais tarde foi produzido por várias outras nações, tendo um amplo serviço fora dos Estados Unidos. Uma das aeronaves de caça da Série Century, foi operada pelas forças aéreas de mais de uma dúzia de nações de 1958 a 2004. Sua equipe de design foi liderada por Kelly Johnson, que contribuiu para o desenvolvimento do Lockheed P-38 Lightning, Lockheed U-2, Lockheed SR-71 Blackbird e outras aeronaves da Lockheed.

O F-104 estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo recordes de velocidade e altitude. Seu sucesso foi marcado pelos escândalos de suborno da Lockheed, nos quais a Lockheed havia subornado um número considerável de figuras políticas e militares em várias nações para influenciar seu julgamento e garantir vários contratos de compra; isso causou considerável controvérsia política na Europa e no Japão.

O fraco histórico de segurança do Starfighter também chamou a atenção, especialmente no serviço da Força Aérea Alemã (Luftwaffe). O ás Erich Hartmann foi aposentado da Luftwaffe devido à sua franca oposição à seleção do F-104.

A versão final de produção do modelo de caça foi o F-104S, um interceptor para qualquer tempo projetado pela Aeritalia para a Força Aérea Italiana e equipado com mísseis AIM-7 Sparrow guiados por radar.

Fonte Wikipedia.

 

f104

 

O Kit

O novo F-104 da Knetic vem com uma ótima apresentação, uma boa caixa, bem rígida e com uma bela ilustração na tampa. Dentro as arvores são todas embaladas individualmente evitando qualquer dano. A qualidade da injeção é excelente, sem falhas ou marcas, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. O interior da cabine é muito bem detalhado, com painel de instrumentos, consoles, manche e banco montado em multiplas partes para melhor representação. O painel de instrumentos apesar de bem representado não traz nenhum complemento para a representação dos diais, o que poderia estar na folha de decais. O interior dos porões de rodas é muito bem detalhado com a representação das diversas tubulações que passam no local, bem detalhadas também são as faces internas das portas. O trem de pouso é bem representado e as rodas têm ótimos detalhes e já apresentam a deformação causada pelo peso do avião. Os aviônicos dentro do bico têm boa representação e permitem que se monte esta parte exposta. Os flaps e os freios aerodinâmicos podem ser representados tanto recolhidos como acionados e no caso dos últimos existe o detalhamento interno. A turbina é bem detalhada sendo que apenas uma das peças de exaustão se destina a esta versão. Com o kit são fornecidos dois tanques externos de combustível e dois misses Sidewinder, na versão da marinha ainda existe um cabide extra no centro da fuselagem.

ar (1)
ar (34)

 

 

As transparências são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, com ótima representação dos detalhes, contendo também luzes de navegação e farol. Uma pequena folha de fotogravados traz os cintos de segurança, detalhes internos do canopy e um painel inferior para o centro da fuselagem.

tr (1)
tr (3) pe

 

Os decais impressos pela Cartograph, são de ótima qualidade, cores solidas, sem falhas de registro e com o filme fino, permitindo fazer 3 versões diferentes, duas da força aérea e uma da marinha.

dec (1)

 

perf (1)

 

 

Certamente o ponto mais fraco do kit é o manual, apesar de bem diagramado, com o passo a passo bem representado, com mapa das arvores e instruções de pintura, o papel é comum, tudo em escalas de cinza com uma apresentação bastante pobre para os padrões atuais. Era de se esperar que pelo menos os perfis com indicação de pintura fossem coloridos. Pelo menos indicação das cores é bastante completa com os códigos de cinco fabricantes diferentes.

manu (1)
 

 

 

Conclusão

O novo kit da Kinetic é muito bom, ótimos detalhes, tudo muito bem representado, o que certamente produzirá um modelo muito chamativo. Peca apenas pela pobreza na apresentação do manual. Tendo sido usado por diversas países é de se esperar um grande número de versões a serem lançadas pela Knetic, além da deste review  já estão disponiveis as da ROCAF e a japonesa.

 

 Obrigado à Luckymodel pelo exemplar deste reviewLuckymodel

 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum