IAR-80 - Amodel 1/72
Escrito por Marcelo Rabello   
Qua, 17 de Março de 2010 00:00

Kit No. AMO72166

Breve histórico.

O Caça IAR-80 foi desenvolvido pela compania romena IAR Brasov. Em abril de 1939, o piloto chefe Dumitru Popescu levou o avião aos aeres pela primeira vez. Os testes de voo foram feitos no aeródromo em Brasov. Sua performance mostrou-se muito boa e depois de um certo número de desenvolvimentos o IAR-80 foi posto em produção. O avião sofreu algumas modificações tornando-se IAR-80/A/B/C, IAR-81/A/B/C, diferenciando-se em sua maioria nos motores e armamentos. Os caças IAR-80 e IAR-81 tiveram serviço ativo na fronteira oriental até o verão de 1943. Posteriormente todos os caças foram transferidos para a Romênia para defenderem os complexos de petróleo.

O Kit:

Uma bela escolha de avião.
O kit da Amodel vem moldado no tradicional plástico cinza deles, e também algumas rebarbas. São 78 peças no total (algumas não serão usadas neste modelo).

Ao abrir a caixa percebe-se que algo está errado; a folha de montagem mostra árvores que não existem, e vem com uma folha a parte indicando a correção com a árvore correta. Provavelmente eles usam a mesma folha de esquemas para todos os modelos, mudando apenas o esquema de pintura.

A pequena folha de decal vem com apenas um esquema para o piloto da Força Aérea Romena - Ion Milu 1941-42. O decal vem com stencils mínimos e as insígnias possuem os círculos vermelhos em separado e também a faixa amarela do leme para facilitar na pintura do azul e vermelho. Grampeada à folha vem mais 6 insígnias sobressalentes.

O kit vem em finíssimo baixo relevo devendo-se ter cuidado com a lixa para não perder as linhas. O interior é composto de piso e assento moldados juntos, painel de instrumentos e suporte, coluna de controle e pedais. O Encosto do assento é moldado separadamente assim como a proteção atras do piloto. O motor não possui bons detalhes e é moldado em duas partes. Os escapes são moldados separadamente.

Bons detalhes nas portas das rodas e interior.

As laterais do cockpit são detalhadas com as estruturas do avião.

O canopy é injetado em uma única peça, não tão cristalina infelizmente.

Não é um kit para iniciantes, principalmente pela falta dos pinos de encaixe e as próprias ligações de injeção, que dão um certo trabalho para destacar as peças pequenas sem danificar. Vai ser preciso muita lixa para acertar as peças adequadamente.

Por certo é uma bela aquisição em qualquer coleção de aviões da Segunda Guerra.

Obrigado HOBBYTERRA pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum