XA-180 Pasi , 1/72 da FinMilModels
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 13 de Dezembro de 2019 19:06

Clipboard

A FinMilModels e uma estreante no mercado de kits injetados e o seu primeiro modelo, na escala 1/72, é o XA-180 PASI, veículo blindado de transporte de tropas Finlandês.

 

capa1 Capa2

 

 

O Veículo

O Xa-180 foi desenvolvido para o exército finlandês, com seis rodas, capacidade anfíbia e podendo transportar 2 tripulantes e até 16 soldados. Com baixo custo de manutenção e bom desempenho fora de estrada, foi muito usado nas intervenções militares na Europa central.

foto foto2

 

O Kit

O kit da FinMilModels que recebemos está ainda em pré-lançamento, então temos apenas as arvores e os decais, as imagens da caixa e manual, foram recebidas via arquivo digital.

O kit é muito bem injetado, sem falhas e com rebarbas mínimas em algumas peças menores. Não se vê qualquer desalinhamento dos moldes ou marcas de injeção. Mesmo as peças menores têm ótima definição. O casco é formado de múltiplas partes o que pode levar a alguma dificuldade de alinhamento, mas isso só pode ser confirmado na montagem. Todas as escotilhas podem ser montadas abertas, mas não existe nenhum detalhe no interior do modelo, mas de qualquer forma muito pouco poderia ser visto. Uma coisa que chama bastante a atenção é a qualidade de representação das peças menores, que é quase sempre um problema nesta escala. Metralhadora, amortecedores, eixos, alças, feixes de molas, entre outros, tem todos uma representação muito bem definida e perfeitamente adequada a escala. As rodas são injetadas em fatias, isto permite um bom detalhamento, mas a falta de guias para o alinhamento das diversas partes vai exigir um cuidado extra na montagem. Quase todas as alças são fornecidas em peças injetadas, a não ser as escadas de acesso laterais que devem ser feitas pelo modelista. Para isso o kit contém uma barra cilíndrica de latão, bastante flexível, que deve ser cortada e dobrada, faltou, no entanto, um gabarito que facilitasse esta operação. O kit não traz qualquer transparência, nem o material para fazê-la. A falta do material não é um grande problema, um pedaço de acetato resolve e como as faces internas são lisas não haverá problema de alinhamento, no entanto um gabarito para o corte seria bem-vindo.

 

arvo (1)

 

 

O Xa-180 tem várias versões de utilização e as peças do kit permitem fazer de 4 a 5 modelos diferentes segundo o fabricante. Os decais recebidos, 3 folhas, são os que vão acompanhar as diferentes versões a serem lançadas e já dão uma ideia do que está por vir. A qualidade de impressão é boa, sem falhas de registro e com o filme fino.

dec (1)

 

O manual, neste caso apenas em arquivo digital, segue um padrão de descrição muito pouco usual. Como não existe numeração de peças nas arvores a montagem é descrita em diversas pequenas etapas. No início de cada etapa está escrito em que arvores se encontra as peças a serem usadas nesta determinada etapa, o que facilita encontrar as peças a serem utilizadas. Como este método vai funcionar na prática e uma coisa a se verificar, mas parece bastante intuitivo. No fim existe um esquema de camuflagem com indicação de cores da Tamiya.

manual (1)

 

 

Conclusão

O primeiro kit da FinMilModels surpreende não só pelo objeto escolhido, um veículo bastante interessante e com diversas opções de pintura (basta uma consulta na internet para se ter uma ideia da variedade de pinturas utilizadas), mas principalmente pela qualidade dos moldes e da injeção, o que só se encontra em firmas maiores e já bastante estabelecidas. Um ótimo lançamento na 1/72 e segundo o fabricante é a penas o primeiro nesta linha.

Nota: Segundo informação do fabricante a primeira tiragem já foi totalmente vendida, uma nova leva está prevista para janeiro de 2020.

 

 

Abrigado a FinMilModels pelo exemplar deste review

logo

 

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum