Scharnhorst 1943, 1/700 da Flyhawk
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 30 de Outubro de 2019 08:14

capa

FH1148

O Navio

Definido por uns como couraçado e por outros como cruzador de batalha o Scharnhorst foi iniciado em 1935 e concluído em 1939. O seu armamento principal foi sempre um problema, inicialmente o projeto previa canhões de 15 polegadas em torres duplas, mas as limitações da indústria alemã da época forçaram o uso inicial de canhões de 11 polegadas em torre triplas. Ainda que a troca das torres estivesse prevista nos projetos isso nunca chegou a ser feito o que deixou o navio com poder de fogo reduzido em relação ao seu porte. O navio teve uma vida ativa bastante atribulada, sendo dois fatos famosos, o afundamento do porta aviões inglês Glorious durante a operação Weserübung e a famosa “corrida pelo canal” quando subiu com sucesso pelo canal da mancha diretamente sob área controlada pela RAF. Foi finalmente afundado em dezembro de 1943 na batalha do cabo norte.

 

foto

 

 

 

 

 

O Kit

O novo Scharnhorst da Flyhawk segue a mesma qualidade já conhecida da marca, com detalhes impressionantes para a escala. O casco é fornecido em peça única e o fundo pode tanto ser representado completo quanto apenas em linha d´gua. É possível representar o casco com sua versão de proa inicial, para isso o kit contém a peça necessária, mas vai ser preciso cortar o a quilha para inserir a nova peça. O convés é dividido em duas metades com ótima representação do madeiramento correntes e outros equipamentos. A lateral do casco tem representação detalhada com todas as escotilhas em baixo relevo.

 

 

conteudo

casco (1)

 

  As torres principais têm os canos dos canhões com posicionamento individualizado e as bocas já vem abertas. O mesmo se aplica ao armamento secundário, mas neste caso caberá ao modelista abrir a boca dos canos. O armamento antiaéreo está todo bem representado e os tubos de torpedos são muito bem detalhados.

armas (1)

 

 

 

A qualidade geral da injeção é excelente, mesmo as peças menores têm ótima definição e detalhes. Vale destacar os holofotes, botes e escaleres.Os passadiços têm ótimos detalhes, com pisos, escadas e portas muito bem representados.Os mastros são bem representados e perfeitamente adequados a escala. Vale notar que todas as marcas de injeção das arvores estão localizadas nas partes inferiores e internas dos passadiços o que demonstra grande cuidado com o projeto do kit. canopy.

 

arvo (1)

 

 

Estão incluídos também dois aviões, Arado 196, muito bem representados, um com as asas dobradas e outro em posição de descolagem. Aqui talvez o único reparo que se possa fazer no kit, os aviões poderiam ter sido injetados em estireno transparente o que facilitaria em muito a representação do

arado (1)

 

 

A folha de decais, impressa pela Cartograf, tem cores solidas em perfeito registro e filme fino. As suásticas são representadas em metades para contornar a restrição de certos mercados a este símbolo.

dec (1)

 

 

Junto com um kit vem uma máscara para facilitar a pintura da marcação do convés de popa em proa que complementa os decais. Duas pequenas folhas de fotogravados fornecem alguns detalhes complementares. Inclusa na caixa também está uma barra metálica para ser colocada no fundo do casco e dar mais peso ao modelo pronto, deixando-o mais estável.

 

masc pe (1) peso

 

O manual, todo em cores, tem o mapa das arvores, mas sem a numeração das peças. As ilustrações são claras e as cores ajudam a identificar bem o posicionamento e a ordem de montagem. A indicação de pintura, em vistas tanto do navio quanto do avião, tem referências da Tamiya , Gunze e White Ensign.

 

manu (1)

 

 

Por fim a ilustração da tampa da caixa, que aparentemente representa o navio na sua última batalha, quando foi iluminado pelas “Star Shells” lançadas pelo HMS Belfast, é fornecida avulsa dentro da caixa, ótimo para quem gosta de colecionar estas ilustrações.

 

ilu

 

 

Conclusão

Esqueça tudo que você conhecia sobre navios 1/700, e em especial sobre o Scharnhorst, a Flyhawk estabeleceu um novo padrão de qualidade para esta escala, difícil de encontrar mesmo em escalas bem maiores.  

 

Agradecemos a Flyhawk pelo exemplar usado nesse review

Flyhawk Logo review

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum