SdKfz 6 1/72 da ACE
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 29 de Agosto de 2019 08:24

capa

72567

O Veículo

O SdKfz 6 foi projetado para ser o rebocador do canhão 10.5 cm leFH 18 que era a peça de artilharia padrão alemã no final dos anos 1930. Para isso tinha a capacidade de reboque de 5t, podendo ainda transportar 11 passageiros. Também era usado pelas unidades de engenharia para reboque de equipamentos pesados. No entanto o veículo além de ser caro para produzir ficou numa faixa intermediária, veículos menores podiam rebocar as mesmas peças de artilharia e lhe faltava capacidade para um emprego mais abrangente como era o caso do SdKfz 7 de 8t, assim sua produção foi descontinuada em 1942, com cerca de 800 unidades produzidas. Alguns chassis remanescentes foram usados para a montagem da Flak 36, arma antiaérea.

 

Clipboard01

 

O Kit

O kit da ACE é o primeiro SdKfz6 injetado na 1/72, e, portanto, um kit muito aguardado. A qualidade de injeção é típica da marca, com alguns problemas, mas se pode notar que a ACE vem fazendo seguidos progressos no tocante a melhorar a definição das peças. Ainda que se possa ver algumas rebarbas e desalinhamentos de molde, principalmente nas rodas, a definição dos detalhes das peças é bastante boa, mesmo as peças pequenas, ou mais frágeis, são bem definidas. Temos também melhora nos pontos de contato das peças com as arvores que são menores não invadindo as peças. A representação geral da carroceria é bastante boa com detalhes e rebites bem representados, faltando apenas um pouco de textura na capota e bancos. Os detalhes internos são bons, com volante e alavancas bem representados e adequados a escala. As rodas da suspensão veem encadeadas o que facilita a montagem e alinhamento do conjunto. Já a roda tratora vem em múltiplas partes o que permite uma boa representação da sua forma singular, não era redonda, mas sim facetada. A esteira é de vinil e apesar de ser muito detalhada este material não é o mais indicado para esteiras que precisam apresentar um caimento natural, são difíceis de colar e principalmente de dar o formato adequado. A pequena folha de decais é bem impressa com cores sólidas e sem falhas de registro e trás opções para quatro versões que podem ser vistas no manual.

 

arv (1)
est (1)
dec

 

 

O manual tem o mapa das arvores, indicação de montagem com boas ilustrações, um gabarito para se fazer a transparência frontal, não incluída no kit e a indicação de pintura e colocação dos decais.

 

man (1)

 

 

 

 

Conclusão

O kit da ACE veio suprir uma lacuna nesta escala e por isso é muito bem-vindo. Apesar das limitações do processo de produção da marca, este kit mostra sensíveis melhoras na qualidade geral, e certamente vai resultar e um modelo muito interessante. Para quem quiser representar o veículo rebocando o canhão para o qual foi projetado a ACE também faz o 10.5 cm leFH 18.

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review

Banner

 

 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum